Berlaymont Building, European Comission

Ivo Reis terá como missão promover e divulgar carreiras na União Europeia junto dos estudantes universitários portugueses. (Foto: DR)

Ao longo do próximo ano, Ivo Reis, estudante de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), vai ter como missão promover e divulgar carreiras na União Europeia junto dos estudantes universitários portugueses. Tudo isto na qualidade de novo Embaixador EU Careers para Portugal 2015/16.

Indicado como candidato pela U.Porto diretamente às instituições europeias, Ivo, que sucede no cargo a Ary Ferreira da Cunha, estudante de doutoramento da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), superou um processo de seleção liderado pelo European Personal Selection Office (departamento responsável pelo recrutamento de pessoal para as Instituições da União Europeia), em que se privilegiavam candidatos com “excelentes capacidades de comunicação e uma grande rede de contactos”. Aos “embaixadores de carreira” pede-se que sejam um ponto de contacto entre universidades e estudantes interessados em construir uma carreira na UE, promovendo essas oportunidades de forma inovadora e
criativa.

O trabalho inclui ainda participar em feiras de emprego, fazer apresentações para outros estudantes universitários, ou criar redes de prestação de informação dentro das universidades. Está já agendada para Outubro, em Bruxelas, uma formação para melhor envolver no projeto os jovens selecionados um pouco por toda a Europa.

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da U. Porto, Ivo Reis é atualmente estudante do Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação da FLUP. É ainda representante dos estudantes no Senado da U. Porto e membro do Comité de Marketing da Rede Ibero-americana de Jovens Líderes. Foi presidente da Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP) e Vice-Presidente da Sociedade de Debates da U.Porto (SdDUP). Em junho de 2014, foi escolhido para representar Portugal na XII Edição do Programa Jovens Líderes Iberoamericanos (PJLI), destinado a destacados Jovens Líderes dos países do espaço Iberoamericano.

Já março deste ano, Ivo Reis foi distinguido com o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, na categoria de Pedagogia, pelo seu longo percurso na defesa dos direitos dos estudantes e de um ensino de qualidade.