Daniela Vilaça Pereira, estudante de doutoramento na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi distinguida com dois prémios no congresso internacional “22nd European Meeting on Environmental Chemistry (EMEC22)”, que decorreu entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2022, em Liubliana, Eslovénia.

A estudante recebeu uma bolsa para participação neste congresso internacional, financiada pela “Association for Chemistry and the Environment (ACE)” e o prémio de melhor poster, atribuído no âmbito “The Prince Sultan Bin Abdulaziz International Prize for Water”.

O trabalho apresentado no poster premiado refere o problema da bioincrustação marinha para a indústria marítima e a síntese e avaliação da atividade anti-incrustante de uma série de flavonoides inspirados em compostos presentes na natureza como uma alternativa menos tóxica do que os biocidas atualmente incorporados em tintas marítimas.

Este trabalho, intitulado “Potential of nature-inspired prenylated flavonoids as a sustainable alternative to commercial biocides against marine biofouling”, foi realizado no Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica (LQOF/FFUP) e no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto (CIIMAR) e é parte integrante do trabalho de doutoramento em Ciências Farmacêuticas de Daniela Vilaça Pereira, orientado pela docente Honorina Cidade (FFUP/CIIMAR), e coorientado por Marta Correia da Silva (FFUP/CIIMAR) e por Joana Reis de Almeida (CIIMAR).