André Sousa, estudante do 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou, no passado dia 14 de setembro, o Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez, o título máximo da modalidade em Portugal.

Após ter vencido as edições de 2017 e 2019 da competição organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), André Sousa entrou confiante no torneio deste ano, realizado em Odivelas. Isto depois de ter aproveitado o tempo que tem passado em casa para aprimorar o seu jogo.

“Como normalmente este torneio é em setembro e ainda não há aulas, tive bastante tempo para me preparar. Este ano foi passado tanto a resolver problemas de xadrez, para manter a cabeça ativa, como a aperfeiçoar aberturas, estudar finais, entre outros. Basicamente, tentando melhorar em todos os aspetos do jogo”, explica André.

Apesar das adversidades provocadas pela pandemia, a época desportiva deste ano já vai longa, ainda que em formato online. O estudante participou nas Olimpíadas de Xadrez Online, um evento a nível mundial, representando Portugal na competição. A nível nacional, participou ainda no Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão 2019/2020, pela equipa Profigaia/Escola Profissional de Gaia.

A Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto 2020 decorreu entre 7 e 14 de setembro, no auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. (Foto: Federação Portuguesa de Xadrez)

André Sousa: “É sempre um orgulho representar a minha Universidade”

Tal como nos tabuleiros de xadrez, André Sousa já encruzilhou diversos desafios em torneios passados. Entre eles, destaca-se a conquista de várias medalhas de ouro nos Campeonatos Nacionais Universitários, em representação da equipa da U.Porto.

“Já representei a U.Porto em vários campeonatos universitários em Portugal. Para mim é sempre um orgulho representar a minha universidade e gosto muito do ambiente de equipa e camaradagem que existe entre os colegas de equipa nos diversos torneios”, afirma o estudante.

O gosto de André Sousa pelo xadrez, seja a competir ou em lazer, não é recente e a palavra “lógica” passou a fazer parte do seu dia a dia. Afinal, já viaja no mundo dos “tabuleiros” desde os 4 anos , tendo alcançado o estatuto de atleta federado aos 7.

Em 2017, tornou-se o mais jovem campeão nacional de xadrez de sempre, bem como o português mais jovem de sempre a obter o estatuto de Mestre Internacional de Xadrez. Agora, com 20 anos, confessa a dificuldade em conciliar os estudos na faculdade com os treinos de xadrez, mas desistir da sua paixão não está nos seus planos.

“No início, tentei manter o nível de participação em torneios que tinha no secundário, mas as exigências da faculdade e a maior dificuldade de acompanhamento dos estudos fizeram com que decidisse jogar apenas quando não tenho aulas. Apesar de tudo, o curso é mais importante e é possível conciliar os dois, desde que cada um no seu lugar”, conclui André Sousa.