Chama-se MetaFitGame e promete ser “a aplicação de fitness móvel mais divertida alguma vez vista”. A ideia nasceu da visão e inspiração de uma equipa liderada por Tiago Neves, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e está na base de um dos dez melhores projetos de startups criados durante a European Innovation Academy (EIA) 2022, a maior academia de empreendedorismo digital do mundo, que decorreu, entre 17 de julho e 5 de agosto, na FEUP e na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

Desenvolvida por Tiago (CPO Chief Product Officer) e por mais quatro estudantes de várias nacionalidades, a “MetaFitGame” – que foi também um dos três ideias premiadas na categoria “500 Startups” – quer “colocar as pessoas a fazer desporto de forma divertida, transformando o exercício físico num jogo”. Para isso, a equipa pretende fazer lucros vendendo avatares personalizado por cerca de três dólares.

“Foram três semanas foram muito cansativas mas, no fim, sentimo-nos muito gratos por ter ganho”, sintetiza o estudante da FEUP, sobre a experiência vivida durante a EIA 2022.

A acompanhar Tiago Neves nesta “maratona” de empreendedorismo esteve Joanna Falisi, estudante da Iona College (EUA). Em jeito de balanço, a CEO da MetaFitGame classifica a sua primeira participação na EIA como “uma experiência fantástica, que nos levou a percorrer todos os passos necessários para a criação de um negócio”. Para além disso, “foi excelente conhecer novas pessoas e formar contactos com mentores e pessoas dos outros grupos”.

“Tendo vindo de uma escola muito competitiva, não esperava ter sido tão bem recebida e ver as minhas ideias ouvidas e bem aceites”, realça por sua vez Maria Romano, estudante da UC Berkeley.

Mais curto foi o caminho percorrido desde França até ao Porto por Baptiste Viera, estudante da Université de Technologie de Compiègne e da ÉTS – École de technologie supérieure (Canadá). “Foram três semanas fantásticas e nas quais aprendi muito. Foi espetacular!”, sentencia o CTO da startup que começou a dar os primeiros passos no Porto.

Tiago Neves (à esq.ª), estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática, é um dos cérebros por detrás da “MetaFitGame”. (Foto: DR)

Pensos cirúrgicos low cost

Também o projeto Btreated, que conta com o envolvimento de duas estudantes da Universidade do Porto, foi finalista desta edição da European Innovation Academy. A ideia partiu da visão de Ana Catarina Ribeiro, estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências da U.POrto (FCUP), e consiste em pensos cirúrgicos que indicam quando uma ferida está infetada.

“Quando existe probabilidade de infeção a cor do penso torna-se cor de rosa, alertando assim que é necessário desinfetar”, explica a jovem empreendedora. O sistema baseia-se em medição de pH e permite “poupar tempo, dinheiro e energia”, garante a também CTO da equipa.

Além de Ana Catarina Ribeiro, também Joana Mariz, estudante de licenciatura na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), fez parte do projeto, enquanto CMO. Na equipa multidisciplinar estavam ainda presentes participantes do Reino Unido e da Finlândia.

As estudantes da U.Porto descrevem a EIA como “três semanas extremamente intensas mas com muito trabalho e uma equipa incrível, onde o espírito de entreajuda e companheirismo é único”. Para além da presença entre as equipas finalistas, a Btreated foi ainda premiada com um workshop com a Milton New Nordics, que garante mentoria de uma especialista.

Ana Catarina Ribeiro e Joana Mariz (ao centro) são, respetivamente, a CTO  e a CMO da Btreated. (Foto: DR)

Kit para refeições “on the go”

Ana Presa, estudante de licenciatura em gestão na FEP fez parte de outra das equipas premiadas na EIA 2022. O projeto chama-se Utensoul e consiste num kit compacto, leve e portável, que contém garfo, faca, colher e o seu próprio sistema de lavagem.

“Com este produto conseguimos ter, sempre e em qualquer lugar, um conjunto de utensílios prontos a utilizar. Foi desenhado com a intenção de venda a qualquer pessoa “on the go”, especialmente estudantes, campistas e “hikers”, explica a estudante.

Da equipa faziam ainda parte dois empreendedores americanos, um francês e mais um português, do Instituto Superior de Engenharia (ISEP). Também o Utensol receberá mentoria da Milton New Nordics e os próximos passos serão desenvolver o protótipo do produto.

Para Ana Presa, a European Innovation Academy foi uma experiência “inesperada”. “Não contava que fosse tão enriquecedor nem que me ensinasse tanto em tão pouco tempo. As lectures e os keynotes foram dos pontos altos, assim como a ligação que a equipa criou para resolver os problemas que foram surgindo”, diz, acrescentando que recomendaria a experiência a “qualquer pessoa proativa que se sinta pronta para três semanas desafiadoras”.

Ana Presa com os restantes elementos da Utensoul. (Foto: DR)

Três semanas de “pura excitação, trabalho árduo e desenvolvimento de grandes ideias”

Para além da MetaFitGame, da Btreated e da Utensoul, a EIA 2022 premiou mais sete projetos desenvolvidos por alguns dos mais de 500 participantes daquela que foi a primeira de cinco edições do evento que vão decorrer na cidade do Porto, até 2026.

“Agradeço à EIA Porto 2022 por aceitar o desafio de organizar a Academia aqui no Porto, um evento que nos dá a oportunidade de conhecer melhor o nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo”, destacou Joana Resende, Vice-Reitora da Universidade do Porto, durante a cerimónia de encerramento do evento.

Perante um auditório da FEUP que reuniu os futuros empreendedores e os diferentes parceiros da EIA Porto 2022, a responsável pelas áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico da U.Porto destacou o sucesso da iniciativa, traduzido em três semanas de “pura excitação, trabalho árduo e desenvolvimento de grandes ideias para desenvolver os grandes problemas que enfrentamos nos dias de hoje”.

Já Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander, que há seis anos apoia a EIA, destacou o crescimento do número de alunos portugueses participantes do programa nos últimos anos. Ricardo Marvão, Co-fundador e Head of Growth da Beta-i, destacou por sua vez o desafio de criar uma startup em apenas três semanas. “Como vos disse no primeiro dia da EIA, foi difícil, mas não foi impossível.”

“Espero que levem daqui grandes experiências para o vosso futuro como empreendedores”, declarou ainda Paulo Calçada, Administrador Executivo da Porto Digital.

A EIA Porto 2022 decorreu entre os dias 17 de Julho e 5 de Agosto e contou com a Universidade do Porto, Fundação Santander, Beta-i e Câmara Municipal do Porto como principais parceiros numa organização que envolveu também a Google, a Universidade de Berkeley e a Galp como Energy Partner. O programa continuará a realizar-se na cidade invicta nos próximos quatro anos.

Sobre a European Innovation Academy

Criada na Estónia, a European Innovation Academy nasceu em 2011 a partir de uma organização sem fins lucrativos presidida por Alar Kolk, cujo percurso académico e profissional o levou a Silicon Valley e à Universidade de Stanford, na Califórnia.

Depois de ter passado por países e regiões como Hong Kong, Itália ou Qatar, a EIA está presente em Portugal há cinco anos, onde, na primeira edição, contou com um total de 400 participantes. Número que chegou aos 500 na terceira edição e que foi superado nesta primeira edição realizada no Porto.

“A nossa expectativa é que venham os estudantes das melhores universidades do mundo na área económica e que os nossos estudantes tenham a oportunidade de conviver com eles e de interagir com alguns dos maiores e mais inovadores empresários do mundo. E que, deste, caldo possam nascer as condições para que haja mais empreendedores e mais inovação em Portugal”, destacou o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, durante a cerimónia de apresentação do evento, realizada em fevereiro passado.

Na mesma ocasião, Alar Kork, fundador e presidente da EIA, não escondia o entusiasmo pela instalação do programa na Invicta. “O Porto é um marco para nós. O Porto vai ser ser a futura capital da inovação e é por isso que queremos cá estar”, destacou o responsável.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.