Inês Moreira, estudante de 5.º ano do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é, desde agosto passado, a presidente da European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM), a maior associação de estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Europa.

Eleita no passado mês de abril, Inês abraça o mandato de um ano com muito orgulho: “Mais do que abraçar um desafio, trata-se de reconhecer que a nossa presença no mundo universitário deve passar por proativamente procurar e agarrar todas as oportunidades que nos são apresentadas.  Como sempre me perguntou o Duarte, que está hoje comigo na Board, há um mundo a ser construído lá fora, vais ficar a ver, ou vais certificar-te de que as coisas acontecem como queres?”.

Enquanto presidente, a principal função de Inês passa pela coordenação estratégica da rede e coordenação dos cinco membros que com ela integram a Board da ESTIEM.

Na estrutura do Board da associação, mas com o cargo de Vice-Presidente de Educação, está ainda Duarte Oliveira, também ele estudante finalista do MIEGI da FEUP. Neste caso, as funções passam procurar formas de complementar a educação dos futuros engenheiros com formas inovadoras e alinhadas às tendências globais na área de Engenharia e Gestão Industrial.

Desde 1993 que a FEUP está representada na ESTIEM como Local Group, através da AGE-i-FEUP (Associação de Estudantes de Engenharia e Gestão industrial da FEUP). A este grupo cabe estabelecer a ligação internacional à ESTIEM e dinamizar a organização local de conferências, visitas de estudo e um programa de ligação ao mundo empresarial através de estágios de curta duração.

Sobre a ESTIEM

A ESTIEM foi fundada em 1990 com o objetivo de servir como plataforma de interligação entre os estudantes de Engenharia e Gestão Industrial de toda a Europa. Atualmente, a organização está prese prese te em 76 Universidades espalhadas por 28 países, e reúne cerca de 60.000 estudantes.

Com este objetivo em mente, a ESTIEM proporciona aos estudantes uma rede de comunicação e desenvolvimento nas áreas de educação, carreira, pessoal e intercultural que percorre todo o território europeu. Com mais de 80 eventos organizados anualmente por toda a Europa, a organização mobiliza mais de 3000 participantes por ano. Estes eventos encontram-se organizados por serviçoes (ex: a maior competição de casos de estudo de Engenharia e Gestão Industrial, seminários sobre um focus topic anual ou uma academia de verão). Para além dos eventos, a organização conta também com a edição de uma revista e com uma plataforma de promoção de empreendedorismo.