Nuno Carneiro na cerimónia de tomada de posse da presidência da ESTIEM (Foto: DR)

Nuno Abrunhosa Carneiro, estudante do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão (MIEIG) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo presidente da European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM),  uma organização europeia de estudantes de engenharia industrial e gestão.

ESTIEM foi fundada em 1990 com o objetivo de servir como plataforma de interligação entre os estudantes de Engenharia Industrial e Gestão de toda a Europa, promovendo o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Atualmente a organização marca presença em 74 Universidades espalhadas por 28 países, e reúne cerca de 60.000 estudantes.

Com este objetivo em mente, a ESTIEM proporciona aos estudantes uma rede de comunicação e de intercâmbio intercultural que percorre todo o território europeu. Com mais de 80 eventos organizados anualmente por toda a Europa, a organização mobiliza mais de 2.500 participantes por ano. Estes eventos encontram-se organizados por projetos (ex: a maior competição de casos de estudo de Engenharia Industrial e Gestão, seminários sobre um focus topic anual ou uma academia de verão). Para além dos eventos, a organização conta também com a edição de uma revista e com uma plataforma de promoção de empreendedorismo.

A oportunidade para Nuno Carneiro se tornar presidente da ESTIEM surgiu do seu crescente envolvimento na organização ao longo dos últimos dois anos. Assim que começou na organização de atividades a nível local, tornou-se coordenador dos Local Groups da Peninsula Iberica durante o ano de 2012. Posteriormente, assumiu a liderança de um comité responsável por relações empresariais a nível europeu. O facto de ter pertencido à equipa vencedora do TIMES (Tournament in Management and Engineering Skills) – garantindo assim o título de “Estudantes de Engenharia Industrial e Gestão do Ano” em 2013 para a Universidade do Porto – foi outro elemento decisivo na eleição de Nuno.

“A motivação para liderar a ESTIEM foi crescendo enquanto me fui apercebendo do impacto extraordinário que esta organização pode ter na vida de milhares de estudantes e da necessidade da Europa em ter este tipo de redes de estudantes de vários países e culturas para fomentar a integração europeia”, conta o estudante.

Enquanto presidente, a principal função do estudantirá consiste na coordenação estratégica da organização para garantir que a ESTIEM continue a cumprir a sua missão, de formas cada vez mais inovadoras e adequadas às tendências globais na área de Engenharia Industrial e Gestão. O estudante da FEUP vai trabalhar em estreita colaboração com uma equipa de 5 vice-presidentes de 4 países diferentes. Toda a organização é suportada pelos grupos locais nas várias Universidades e por uma equipa de cerca de 200 estudantes que trabalha a partir dos vários países nos projetos internacionais.

Nuno Carneiro não esconde o facto de o seu curso lhe ter proporcionado as bases essenciais para o seu desenvolvimento profissional. “Para além dos conhecimentos técnicos, o Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão na FEUP é reconhecido por conferir aos alunos uma visão prática muito ligada à realidade das empresas. É também naturalmente por estudar neste curso que estou ligado à ESTIEM e tenho acesso a um ambiente internacional que me permite estar sempre a par das novas inovações e em contacto directo com várias empresas de escala global. Num contexto de crise, é muito bom ter a segurança de saber que os estudantes de Engenharia Industrial e Gestão são muito procurados por empresas em Portugal e na Europa”, refere.

Ao longo do seu percurso na ESTIEM foi sempre muito importante sentir o apoio da Direção do curso que reconhece as vantagens e a oportunidade única que os estudantes têm na ESTIEM, apoiando as iniciativas do grupo local e a participação em eventos internacionais.

Desde 1993 que a FEUP está representada na ESTIEM como Local Group, através da AGE-i-FEUP (Associação de Alunos de Gestão e Engenharia Industrial da FEUP) associação de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão. A AGE-i-FEUP tem um forte impacto no desenvolvimento dos estudantes ao permitir a ligação internacional à ESTIEM e a organização local de conferências, visitas de estudo e um programa de ligação ao mundo empresarial através de estágios de curta duração.