Pedro Velho, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser escolhido para integrar um dos conselhos editoriais do Journal of Chemical & Engineering Data (JCED), sendo o único europeu e não doutorado indicado para os órgãos daquela prestigiada revista internacional, publicada pela American Chemical Society.

A nomeação tem em vista a integração de Pedro Velho no Early Career Board da JCED, um conselho composto por investigadores em carreira inicial e que tem como missão auxiliar e dar orientações à equipa editorial principal da revista. O objetivo é manter o grupo de trabalho na vanguarda da área de investigação e servir a comunidade das propriedades termofísicas.

Maria Eugénia Macedo, professora no Departamento de Engenharia Química da FEUP e orientadora do estudante, avança que esta nomeação “é um incentivo para outros estudantes que queiram prosseguir carreira em ambiente académico”.

Entre as funções da equipa estão o planeamento de atividades para os membros da comunidade, escolha de temáticas de edições especiais da revista, escrita de editoriais que sirvam de guia às boas práticas de publicação de artigos científicos e à medição de dados experimentais, revisão de artigos científicos e divulgação da revista.

Sobre Pedro Velho

Mestre em Engenharia Química pela FEUP (2020), com especialização no ramo de Processos e Produtos, Pedro Velho desenvolveu a sua dissertação de mestrado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), na área da Termodinâmica, tendo alcançado a nota 13/13.

Enquanto investigador da FEUP, já trabalhou na extração de vitaminas e antioxidantes através de solventes verdes de nova geração. Atualmente, integra o Laboratório de Processos de Separação e Reação/Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM), onde procura extrair antioxidantes a partir de biorresíduos, utilizando processos sustentáveis.

A maior parte do seu trabalho encontra-se direcionada para a extração líquido-líquido de biomoléculas, modelação termodinâmica de eletrólitos e para a síntese/caracterização de solventes de nova geração. Comta com 12 artigos científicos publicados e quatro apresentações orais em congressos internacionais.