Nuno Bico Matos, a realizar uma das suas muitas provas de ciclismo. (Foto: DR)

A Volta a Portugal em Bicicleta contou este ano com a participação de um estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Nuno  Bico Matos, do 2º ano do curso de Engenharia Mecânica, alcançou excelentes resultados ao longo da prova: atingiu a 38º posição na  classificação Individual (num total de 131 participantes) e a 6ª posição na corrida ao prémio Juventude.

A ligação ao ciclismo começou quando Nuno tinha 13 anos e o seu pai fazia parte da organização de uma corrida de 24h de BTT em Viseu, local de origem. Surgiu entao a  oportunidade de experimentar umas voltas ao circuito e, tal como Nuno afirma, “o bichinho começou a crescer e comecei a andar aos fins-de-semana  com o grupo dele”.

Dividindo o tempo e dedicação entre a Engenharia e a paixão pelo ciclismo, Nuno Matos pratica BTT desde os 14 anos e compete em estrada desde os 17. Integra ainda a seleção nacional de ciclismo de estrada Sub-23, disputou recentemente campeonatos europeus na República Checa e em Espanha, e foi o melhor português na Volta à Comunidade de Madrid. Uma gestão “nada fácil”, afirma o ciclista da Radio Popular-Onda, uma vez que a modalidade exige que tenha que “dispensar as muito habituais saídas, horas passadas a jogar videojogos, entre outras práticas muito normais entre os jovens”, pois, “se queremos ser bons em cima da bicicleta temos que dedicar muito tempo do nosso dia a treinar, e o pouco que resta fica para estudar”. Nuno assume que esta paixão pelo ciclismo foi crescendo e que um dos grandes desafios da modalidade é a capacidade “de superarmos o nossos limites e o facto de não termos noção do quanto aguentamos.”

Fruto da participação do estudante na Volta a Portugal em Bicicleta, foi criado um grupo de apoio no facebook – “Vamos apoiar Nuno Bico”, que conta já com mais de mil apoiantes e que incentivou a que grandes grupos de pessoas se juntassem e assistissem às chegadas das etapas do estudante da FEUP.

Planos para o futuro estão ainda incertos, mas a ambição de Nuno Bico Matos passa por participar em a provas internacionais. Enquanto não surge uma proposta, continuará a dar o seu melhor no seu clube do coração – o Boavista – e a dedicar o tempo que lhe resta aos estudos.