7000 candidatas, 15 selecionadas, entre as quais Telma Moreira, finalista do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Estes são os números da participação no programa europeu “The Women’s Academy for Rural Innovation“, iniciativa liderada pela Huawei no âmbito do programa “Seeds For the Future”.

Para além de integrar a shortlist final, a estudante da FEUP conquistou ainda dois prémios integrados neste programa que tem como objetivo reconhecer e apoiar o potencial do talento feminino e capacitar as mulheres na liderança da revolução tecnológica.

Um coletivo – o “Dream Rural Team”, em que a sua equipa se destacou pelo projeto sobre o aumento dos níveis de educação e de acesso à mesma em zonas rurais – e um individual – o “Rural Connectivity Champion”. Este último garantiu-lhe uma viagem até ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, em fevereiro de 2023, para continuar a desenvolver ferramentas de liderança e literacia digital.

“Como estudante que habita numa zona rural, tenho perceção de que não existem oportunidades de trabalho no local onde resido. É certo que a perspetiva de trabalho remoto para uma grande empresa tecnológica internacional é uma forte possibilidade, mas isso não é suficiente para mim. Quero ter um papel ativo em tornar a minha e outras zonas rurais mais atrativas”, confessa a estudante da FEUP.

Telma Moreira idealiza a aplicação de ferramentas digitais em áreas consideradas rurais com o objetivo de melhorar a sua conectividade e, consequentemente, a qualidade de vida das suas comunidades.

“As zonas rurais não são apenas os lugares onde vivem os nossos avós. É de lá que vem grande parte da comida que alimenta o mundo. Além dos problemas alimentares, enfrentamos já desafios relativos às alterações climáticas e à igualdade. Ao aplicar a tecnologia na agricultura, estamos a contribuir para uma produção mais sustentável dos alimentos e do planeta, dando ainda mais poder e autonomia às comunidades rurais”, esclarece.

Participantes do “The Women’s Academy for Rural Innovation” em Candeleda, Espanha. (Foto: DR)

De 23 a 28 de outubro, as 15 participantes selecionadas de diversos países da União Europeia reuniram-se em Candeleda, Espanha, para uma semana intensa de masterclasses, debates e workshops com especialistas da área digital.

Igualdade e inclusão foram os pontos-chave que despoletaram esta iniciativa da multinacional tecnológica Huawei, alinhada com o compromisso da Comissão Europeia de alcançar uma Europa igualitária em termos de género até 2025.

O percurso de Telma Moreira

A frequentar o último ano do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com especialização em automação, Telma Moreira é ainda bolseira no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

No verão de 2021, realizou um estágio de verão na EDP, na área de smart grids, e em 2020 recebeu uma bolsa de investigação da FCT para participar na escola “Introdução à Robótica para aplicações em Observação do Oceano, à Arqueologia e ao Mapeamento de Ecossistemas”.