Como tornar o Campus de uma Universidade sustentável? Miguel Teixeira, estudante do Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vai responder a esta questão, em representação de Portugal e da Universidade do Porto, no EUGLOH Alliance Day 2022, que vai decorrer na Universidade de Lund, na Suécia, no próximo dia 11 de maio.

Miguel Teixeira, que está a ser orientado pelo docente Joaquim Esteves da Silva e pelo investigador Luís Pinto da Silva, está precisamente a estudar a pegada carbónica da FCUP. E foi nesse âmbito que decidiu apresentar um vídeo sobre o Campus Sustentável no âmbito das EUGLOH Talks 2022, estando agora entre os cinco finalistas das várias universidades parceiras da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), que irão falar dos seus trabalhos na Suécia.

“O meu trabalho consiste em fazer um balanço entre as emissões de  CO₂ da faculdade e o quanto consegue ser sequestrado desse dióxido de carbono anualmente por parte da biomassa vegetal e por parte do solo. Relativamente às emissões, contabilizei o consumo de eletricidade, gás natural, consumo de água, papel, químicos laboratoriais, uso de gasóleo por parte dos transportes da frota universitária e tratamento de água”, explica o estudante.

“Poder participar no evento constitui uma oportunidade única de evolução individual, de imensa aprendizagem, dinamização de conhecimentos e de partilha de momentos com pessoas de outros países”, acrescenta.

O vencedor das EUGLOH Talks vai receber  uma viagem a Paris e um bilhete para a edição deste ano do evento TEDx Saclay, marcado para 23 de junho. Além disso, ficará elegível para se candidatar, como orador, à pré-seleção do TEDx Saclay 2023.

O EUGLOH Alliance Day 2022 será transmitido online. Os interessados em acompanhar a transmissão deverão registar-se até 10 de maio.