O estudante Tomás Santiago , atualmente a frequentar o 2.º ano do Mestrado em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é um dos vencedores do Swift Student Challenge 2022, uma competição global da Apple que integra a Worldwide Developers Conference (WWDC), a conferência anual de programadores organizada anualmente pela gigante tecnológica.

Tomás Santiago, que já tinha sido distinguido em 2020, foi um dos 350 jovens de todo o mundo distinguidos pela Apple nesta competição de programação destinada a estudantes do ensino secundário e universitário.

Este ano, o concurso da Apple desafiou os participantes a criar uma aplicação para telemóvel. “Durante o lockdown na pandemia, passei a saltar à corda e, por isso, pensei numa app com novos workouts de salto”, conta Tomás.

Atualmente na fase de prova de conceito, a aplicação desenvolvida pelo estudante de Ciência de Computadores disponibiliza várias funcionalidades aos saltadores. “A própria app permite ao utilizador criar os seus próprios exercícios”, exemplifica.

A aplicação criada pelo estudante da FCUP conquistou o júri do concurso pela sua capacidade técnica, criatividade usada e conteúdo das respostas submetidas no formulário de participação.

A edição deste ano da WWDC, que antes da pandemia tinha lugar na Califórnia, nos Estados Unidos, vai realizar-se em formato online, entre os dias 6 a 10 de junho.