A estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Mariana Costa, foi recentemente premiada no XIII Congresso Ibérico de Geoquímica e XIII Congresso Nacional de Geoquímica, com a apresentação do trabalho “Assinatura geoquímica de fluidos ígneos nos carvões da Bacia Carbonífera do Douro: setores de São Pedro da Cova e Pejão”.

A estudante, que concluiu o Mestrado em Geologia em 2021, e está atualmente inscrita no Programa Doutoral em Geociências, conquistou uma menção honrosa no âmbito Premio de Investigación de la Junta de Comunidades de Castilla La Mancha, destinado a investigadores com menos de 35 anos.

Os XIII Congresso Ibérico de Geoquímica e XIII Congresso Nacional de Geoquímica (XIII CIG/XIII CNG) decorreram entre os dias 25 e 28 de abril em Puertollano (Ciudad Real), Espanha.

Os eventos tiveram como objetivo promover a troca de conhecimento científico e técnico atual em diversas áreas da Geoquímica, considerando temas transversais como as matérias-primas e as preocupações ambientais.