Ana Sousa, estudante do Doutoramento em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi recentemente distinguida com o E-MRS Symposium S. Student Award, atribuído no âmbito do 2021 Spring Meeting da Sociedade Europeia de Investigação em Materiais (E-MRS), um dos maiores eventos mundiais da área da Ciência dos Materiais e Tecnologia

O trabalho premiado foca-se no desenvolvimento de têxteis inteligentes para atenuar os efeitos da radiação eletromagnética, através de escudos que integram nanomateriais à base de carbono, nanopartículas magnéticas e polímeros condutores.

A investigação está integrada no projeto RFProTex – Innovative Textiles for Radiofrequency Radiation Protection que tem como participantes a FCUP, a Faculdade de Engenharia da U.Porto, o REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde, Tecnologias e Processos Limpos, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal e a empresa Cottonanswer, S.A.

O E-MRS Symposium S. Student Award inclui uma componente financeira e destina-se a estudantes cuja contribuição científica nas áreas da eletrónica, magnetismo e fotónica apresentem qualidade e tenham impacto para a sociedade.

Atualmente a frequentar o segundo ano do Doutoramento em Física na Faculdade de Ciências, sob orientação do docente André Pereira, Ana Sousa é mestre em Engenharia Física (2019), também pela FCUP.

O Spring Meeting 2021 da E-MRS decorreu no final do mês de maio, em formato virtual.