Diogo Cordeiro, estudante do primeiro ano da Licenciatura em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi selecionado para integrar o programa Google Summer of Code, uma iniciativa financiada pela Google e que, todos os anos, desafia estudantes de todo o mundo a desenvolver um software open source, num formato de Escola de Verão.

O estudante da FCUP apresentou um projeto no contexto do GNU social, um software usado em redes sociais federadas, que incentivou a organização GNU Project a participar pela primeira vez no programa Google Summer of Code, que se realiza anualmente desde 2005.

Diogo Cordeiro está prestes a concluir o 1.º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores da FCUP. (Foto: DR)

Numa rede social federada, os dados do utilizador permanecem no servidor do utilizador em vez de estarem num servidor centralizado. Para possibilitar a comunicação entre os diferentes tipos de software no contexto da rede social federada, foram criadas normas, uma das quais o recente protocolo ActivityPub.

projeto que Diogo Cordeiro propôs consiste no desenvolvimento de um plugin para a plataforma GNU Social com a implementação desse protocolo, o ActivityPub, que apresenta novas especificações não contempladas no OStatus, a norma atualmente utilizada na plataforma. Interessada nestes benefícios, a GNU social manifestou interesse na implementação desta proposta do estudante.

Inserido entre os 1264 estudantes admitidos — entre mais de 5.000 candidaturas de mais de 100 países — a participar na edição deste ano do programa, Diogo Cordeiro estará nos próximos três meses a trabalhar na sua proposta, com acompanhamento dos seus mentores e o financiamento de uma bolsa da Google.