Um espaço online criado por estudantes para futuros estudantes universitários. Assim se apresenta a “Easy Future” uma plataforma desenvolvida por Tiago Oliveira, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e que nasceu há cerca de um ano com o objetivo de ajudar os alunos no seu percurso até ao ensino superior.

Tiago Oliveira, que está a frequentar a licenciatura em Física na FCUP, teve a ideia de desenvolver este projeto em pleno confinamento quando ainda frequentava o 12.º ano. Sentia-se preocupado com as incertezas relativamente ao acesso no ensino superior e percebeu que não era o único. Em abril de 2020, resolveu criar esta plataforma em conjunto com amigos.

Para além da página, existem também grupos de conversa no WhatsApp para responder às questões dos alunos do ensino básico que transitam para o secundário, ou pôr em contacto estudantes de diversos cursos e regiões, durante o confinamento.

“Já várias pessoas se encontraram na faculdade e descobriram que se tinham conhecido nos nossos grupos de WhatsApp, isso deu-nos força para continuar a trabalhar”, referiu o estudante da FCUP em entrevista ao jornal Público.

Tiago Oliveira ingressou este ano letivo na licenciatura em Física na FCUP. (Foto: DR)

Vagas para voluntariado

Entretanto, e já a pensar nos alunos que vão ingressar no ensino superior no próximo ano letivo, os estudantes estão a recrutar colegas para os ajudar na sua missão.

“Abrimos vagas para voluntariado na plataforma Transforma Portugal para encontrar estudantes universitários que possam dar o seu testemunho e falar sobre a sua experiência académica”, conta Tiago Oliveira. Qualquer estudante universitário pode concorrer a estas vagas e colaborar com a Easy Future, independentemente do ano que frequentam, curso ou universidade.

Atualmente, Tiago tem a ajudá-lo outros 12 estudantes, entre eles, Joana Araújo, estudante do 1.º ano da licenciatura em Química da FCUP, e Ana Rita Marques, do 1.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Tiago Oliveira, que entrou em Física na FCUP, para compreender as fórmulas e teorias da Mecânica Quântica, não tem dúvidas quanto ao sucesso do projeto. “Foi enorme!”, revela o jovem de Barcelos, que esperava alcançar estudantes da sua região, mas acabou por chegar bem mais longe.

O projeto, que inicialmente se focou na ajuda no acesso ao ensino superior, dedica-se também ao apoio aos alunos do ensino básico e secundário, disponibilizando, através de parcerias com plataformas online, descontos para acesso a bancos de resumos e de apontamentos.

“Temos ainda uma secção de alojamento universitário onde partilhamos as ofertas que temos provenientes de parcerias com várias residências universitárias e empresas de alojamento e arrendamento”, descreve Tiago Oliveira.