Lúcia Figueiredo, estudante do Mestrado em Alimentação Coletiva da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), é a nova Embaixadora de Carreiras na União Europeia para a Universidade do Porto. A jovem nutricionista de 24 anos tem o “sonho de um dia poder estagiar ou trabalhar numa instituição da UE”. E é precisamente para inspirar outros jovens que assume o cargo, no qual terá como missão servir de ponto de contacto entre a Universidade e estudantes interessados em construir uma carreira na UE.

Enquanto embaixadora, Lúcia Figueiredo não esconde a ambição de “chegar ao maior número de pessoas possível”. Para isso, pretende, “por um lado, desmistificar que as oportunidades que existem só se destinam a pessoas graduadas e, por outro, despertar o interesse no maior número de pessoas a envolverem-se e participarem em atividades e assuntos relacionados com a União Europeia”.

O trabalho da estudante inclui participar em feiras de emprego, fazer apresentações para outros estudantes universitários, ou criar redes de prestação de informação dentro das universidades.

Ao longo do próximo ano, a equipa de embaixadores de carreira na União Europeia vai também apostar e trabalhar nas redes sociais, de forma a fazer chegar a todos os interessados, as informações necessárias sobre as oportunidades de carreira na União Europeia. 

Do associativismo até à UE

Natural de Oliveira de Frades, Viseu, Lúcia Figueiredo mudou-se, em 2015, para o Porto, para frequentar a Licenciatura em Ciências da Nutrição na FCNAUP, que concluiu em 2019. Atualmente, frequenta o segundo ano do Mestrado em Alimentação Coletiva, na mesma faculdade. Em paralelo, está a desenvolver um estágio nos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), na área da alimentação.

Além de desportista, a jovem estudante da U.Porto dedicou-se desde cedo ao associativismo, tendo assumido inclusive a Vice-Presidência da Direção da Associação de Estudantes da FCNAUP.

Os interessados podem contactar a Embaixadora EU Careers para Portugal através do e-mail [email protected], ou através das redes sociais, no instagram no Facebook.