David Monteiro concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura em 2014/2015 na FAUP (c) DR

David Monteiro concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2014/2015. (Foto: DR)

A tese “Da génese do lugar ao projecto”, da autoria de David Monteiro, estudante da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), David Monteiro, é um dos nove projetos finalistas à edição deste ano do YTAA – Young Talent Architecture Award.

David Monteiro concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura em 2014/2015 na FAUP. Orientada pelo Professor Helder Casal Ribeiro, a tese “Da génese do lugar ao projecto” já tinha sido distinguido com o Prémio Archiprix Portugal 2016, galardão que distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados em Portugal nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista.

O YTAA – Young Talent Architecture Award, organizado pela Fundação Mies van der Rohe, tem como principal objetivo “apoiar o talento de arquitectos, urbanistas e paisagistas recém-licenciados, associando-se assim ao Prémio Europeu de Arquitectura Mies Van Der Rohe, na promoção de projetos de elevada qualidade entre arquitetos emergentes e consolidados através do reconhecimento do valor dos edifícios”.

À edição 2016 deste Prémio foram submetidos mais de 200 projetos de 100 escolas europeias de arquitetura. Destes, nove foram selecionados para a “shortlist” por um Júri constituído por Jose Luis Vallejo, Inge Beckel, Michał Duda, Juulia Kauste e Triin Ojari.

Os três vencedores serão anunciados no Teatro Piccolo Arsenale em Veneza a 28 de outubro, num programa que integra a Bienal de Arquitectura de Veneza.

Mais informações em www.world-architects.com