Júlio Costa venceu o galardão na categoria de Fisiologia e Biomecânica do Desporto (Foto: Diana Tinoco / Visão)

Júlio Alejandro da Costa, estudante do Programa Doutoral em Ciências de Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), é o vencedor do Prémio Ciências do Desporto 2018 categoria Fisiologia e Biomecânica do Desporto -, uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Fundação Millennium BCP que distingue anualmente a melhor investigação desenvolvida em Portugal na área de Ciência do Desporto.

O estudo premiado – com 5 mil euros – focou-se no estudo dos “Padrões do sono e atividade autonómica cardíaca noturna após treinos e jogos realizados a diferentes horas do dia em futebolistas femininas”. “Quando falamos em contexto desportivo, vemos que o sono é cada vez mais é alterado pelo ritmo dos treinos que são exigidos aos atletas. Em Portugal, o que sabemos é que no futebol feminino, os treinos são muito tarde e os hábitos não são os melhores. O que procurámos neste trabalho foi perceber como é que esta rotina de treinos à  noite e jogos distantes pode alterar o ciclo circadiano do sono e a resposta vagal [bradicardia e assistolia traduzida em tosse e perda de fôlego] das atletas”, explica Júlio Costa.

Para o investigador da FADEUP, “além da alegria e do entusiasmo por receber este prémio, uma distinção como esta valoriza a pertinência do tema e permite-nos delinear estratégias de intervenção. É sempre um motivo de satisfação e um incentivo para prosseguir a investigação nas Ciências do Desporto”.

O trabalho conta ainda com a colaboração de António Natal, docente FADEUP, João Brito e Eduardo Oliveira, antigos docentes da FADEUP, Fábio Nakamura e Pedro Figueiredo, tendo ainda o Centro de Investigação, Inovação, Formação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) como unidade de investigação associada.

A cerimónia de entrega da 4.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto decorreu no passado dia 20 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e foi presidida pelo Presidente do COP, que destacou o significado da iniciativa. “Iniciámos esta caminhada procurando valorizar uma área de investigação que tem enormes défices de reconhecimento social. Além disso, procuramos ser um estímulo e motivação acrescida para todos os investigadores que têm por base do seu trabalho o Desporto. Por isso, estamos muito satisfeitos pelos resultados alcançados”, disse aquele responsável.

Para além do trabalho de Júlio Alejandro da Costa, considerado o melhor no domínio da Fisiologia e Biomecânica do Desporto, os Prémios Ciências do Desporto 2018 distinguiram mais dois trabalhos nas categorias de Economia, Direito e Gestão do Desporto e História de Sociologia do Desporto. Foram ainda atribuídas seis menções honrosas, duas em cada uma das categorias a concurso.

Criados em 2015, os prémios Ciências do Desporto visam contribuir para o desenvolvimento da investigação na área de Ciência do Desporto e procuram que os autores portugueses apresentem trabalhos que explorem as problemáticas do desporto, bem como a recolha e análise de dados atuais considerados essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional. Para a edição 2019, as categorias a concurso são Treino Desportivo; Psicologia e Pedagogia do Desporto; e Medicina do Desporto, podendo as candidaturas ser submetidas até 30 de setembro.