Carlos Nascimento, estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), garantiu esta quarta-feira o apuramento para a prova dos 100 metros (Atletismo) dos Jogos Olímpicos de Tóquio, competição que decorre na cidade japonesa entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

A primeira presença do atleta matosinhense na maior competição desportiva do mundo ficou assegurada com a publicação do ranking de qualificação da World Rankings, que ocorre na mesma semana em que o também atleta do Sporting Clube de Portugal se sagrou Campeão de Portugal dos 100m.

Em reação à sua presença em Tóquio’20, Carlos Nascimento enaltece a concretização de um “sonho” que “começou há 13 anos” mas que ” não tem dia para expirar”. O estudante da FADEUP deixa ainda o desejo para “que Tóquio ajude a sonhar mais, a crescer e a querer ser melhor”.

Apesar de ter iniciado tarde – aos 13 anos –  a carreira no atletismo, o velocista português, atualmente com 26 anos, tem feito história no atletismo nacional. Além de excelentes resultados em solo português, onde se contam os títulos nacionais dos 100m de 2012 e 2018,  destacam-se ainda, a nível internacional, a medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de 2019, em Minsk, Bielorrússia. Já este ano, conquistou o 5.º lugar na prova dos 60m dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, que decorreu em Torun, na Polónia.

Inscrito desde o ano letivo 2018/2019 na licenciatura em Ciências do Desporto da FADEUP, Carlos Nascimento frequenta atualmente o segundo ano do curso. E se “não é fácil conciliar os estudos com treinos ao mais alto nível”, o estudante ainda foi a tempo de ajudar a U.Porto a conquistar os títulos de campeã nacional universitária em Atletismo Pista Ar Livre, e Atletismo Pista Coberta, ambos em 2019. No mesmo ano, representou Portugal e a Universidade nas Universíadas de Verão, em Nápoles, feito que lhe valeu uma homenagem durante a  XI Gala do Desporto da U.Porto.

O atleta é, de resto, presença assídua na pista de atletismo da FADEUP, onde treina habitualmente sob orientação de José Silva, antigo estudante da Faculdade.

Com o apuramento de Carlos Nascimento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, sobe para quatro o número de estudantes da U.Porto com bilhete marcado para a cidade nipónica, depois Filipa Martins (FADEUP), na ginástica artística, João Geraldo (FEUP) no ténis de mesa, e Raquel Queirós (FADEUP), no BTT. A estes juntam-se ainda os antigos estudantes Ana Catarina Monteiro (Natação, FEUP), Carla Salomé Rocha (Atletismo, FADEUP), Diogo e Pedro Costa (Vela, FEUP), Pedro Fraga (Remo, FADEUP) e Rui Bragança (Taekwondo, FMUP).

Por confirmar está ainda a presença de Diogo Silva (estudante da FADEUP) e Pedro Seabra (antigo estudante da FMUP) na Seleção Nacional de Andebol que vai fazer a sua estreia absoluta nos Jogos Olímpicos. A lista final de convocados será divulgada a 17 de julho pelo treinador Paulo Pereira, também ele antigo estudante da FADEUP.