Vânia Neves

Vânia Neves é a segunda estudante da FADEUP a conquistar um lugar no  Rio2016. (Foto: ANNP – Associação de Natação do Norte de Portugal)

A nadadora Vânia Neves, estudante do Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), garantiu no passado dia 1 de julho a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde vai competir na modalidade de natação de águas abertas.

Depois de ter sido 16.ª classificada na prova de qualificação realizada em Setúbal, Vânia Neves assegurou a vaga olímpica após um tribunal neozelandês ter recusado o recurso de uma outra atleta – 31.ª classificada na mesma prova – que pretendia ocupar a vaga continental destinada à Oceânia. A decisão valeu à atleta do Clube Fluvial Portuense o convite da FINA (Federação Internacional de Natação), posteriormente confirmado pela FPN (Federação Portuguesa de Natação).

Natural de Castelo do Neiva (Viana do Castelo) e licenciada em Ciências do Desporto pela FADEUP, Vânia Neves vai viver no Rio de Janeiro a sua primeira experiência olímpica.  “Sinto que estou a viver um sonho e parece que tudo é bom demais. Este foi sem dúvida o culminar de muitos anos de dedicação, esforço e abdicar de muitas coisas, mas tudo vale a pena quando vemos o nosso nome na listagem para os Jogos”, realça a estudante.

Em declarações ao JUP.” Vânia Neves promete “fazer a melhor prova possível nos Jogos”, reconhecendo porém que “as condições em que se vai realizar a prova são muito duras e de uma enorme exigência”.

Vânia Neves é a 89.ª atleta portuguesa e a segunda estudante da U.Porto – depois de Filipa Martins, na ginástica artísticaapurada para os Jogos do Rio de Janeiro.

A prova olímpica de natação de águas abertas vai realizar-se na Praia de Copacabana, no próximo dia 15 de agosto.