Um artigo da autoria de Francelino Wilson, estudante do Doutoramento em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é o vencedor da primeira edição do Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Atribuído em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, este concurso teve como objetivo premiar artigos científicos inéditos publicados no último ano sobre a língua portuguesa. Na categoria Pós-Graduação, a escolha do júri –  composto por linguistas de vários países lusófonos – recaiu então sobre o artigo de Francelino Wilson, intitulado “Pedagogia do léxico: variedades não-europeias como recurso para o ensino e aprendizagem de português/L2 em Moçambique”.

Natural de Moçambique, Francelino Dalton Wilson frequenta atualmente o 2.º ano do Doutoramento em Ciências da Linguagem da FLUP, com bolsa da Fundação Gulbenkian. Foi também na FLUP que obteve o grau de Mestre em Linguística (2016) com um estudo sobre a perda de vozeamento nas variedades do Português do Norte de Moçambique.

Membro do Centro de Estudos de Políticas Educativas de Moçambique (CEPE) e do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), é ainda Assistente Universitário e investigador no Departamento de Linguística e Tradução, Faculdade de Letras Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Púnguè, Moçambique, desde 2013.

O Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento da pesquisa e da produção académica, bem como contribuir para o debate e o estudo da língua portuguesa.

Os trabalhos selecionados e/ou premiados serão publicados, pela primeira vez, numa edição especial da revista PLATÔ, produzida pelo IILP.