Marcos Alves Teixeira, estudante do 5.º ano do mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), toma posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Federação Académica do Porto (FAP) para o mandato de 2020.

Encabeçando a única lista candidata, o até agora tesoureiro da FAP foi eleito com 19 votos a favor – mais quatro em branco e zero nulos – pelas 27 associações que integram a federação. Marcos Alves Teixeira sucede assim a João Pedro Videira na liderança do órgão máximo de representação dos estudantes da Academia portuense.

A frequentar o último ano do curso de Ciências Farmacêuticas, Marcos Alves Teixeira, 23 anos, integra, desde 2018, o Conselho Geral da U.Porto, na qualidade de representante dos estudantes da Universidade. Entre 2016 e 2017, foi também presidente da Associação de Estudantes da FFUP (AEFFUP), período em que a associação arrecadou o prémio “Projeto + Inovador”, atribuído pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

“Alargar o leque de ação da FAP”

Em declarações à Lusa, Marcos Alves Teixeira manifestou a vontade de dar “continuidade ao trabalho desenvolvido” pela anterior equipa, mas também de ” alargar ainda mais o leque que é a ação da FAP à cidade, ao país e também, esperamos nós, à Europa”.

Para isso, a equipa (ver abaixo) liderada pelo finalista da FFUP pretende “criar uma relação mais positiva e íntima” entre a federação e a cidade do Porto. Uma estratégia que passa por desenvolver “relações muito mais envolvidas com os agentes de cultura da cidade , mas também “uma relação mais direta entre a cidade que nos acolhe e nós, que somos uma população, não muito permanente”.

“Chegar aos estudantes que vivem fora do Porto” é outra das apostas da equipa de Marcos Alves Teixeira. E numa altura em que a sustentabilidade está na ordem do dia, esta será igualmente uma das “grandes preocupações” da nova liderança da FAP, que se compromete a tentar atingir a neutralidade carbónica em todas as suas ações até ao final de 2020.

Na agenda do novo presidente da FAP para o próximo ano está ainda a discussão sobre “temas estruturantes” como a ação social, ou o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior “que nós achamos que deve ser revisto”.

Tomada de posse

A tomada de posse de Marcos Alves Teixeira está marcada para esta segunda-feira, 9 de dezembro, às 18h30, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

Para além de Marcos Alves Teixeira, integram igualmente a nova direção da FAP mais cinco estudantes da U.Porto. São eles: Miguel Tavares Videira (AEICBAS), que assume o papel de Vice-Presidente; Ana Gabriela Oliveira Cabilhas (AEFCUP), Juliana Almeida dos Santos (AEFCNAUP), Manuel Azevedo Trindade (AEFEUP) e Nuno Barros Ferreira (AEFMUP), todos eles na qualidade de vogais.

Dos nove elementos que compõem a nova direção da FAP, seis são estudantes da U.Porto. (Foto: FAP)