O estudante José Ferraz, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos vencedores do prémio da melhor comunicação oral atribuído no âmbito de o International Symposium on Chemical Thermodynamics for Young Researchers (ISCTYR) que decorreu entre os dias 22 a 24 de maio, em Laurino (Salerno), Itália.

O jovem investigador, que frequenta o 1.º ano do Mestrado em Química da FCUP e trabalha no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, apresentou uma comunicação intitulada “Energetic Insights of Neocuproine”.

José Ferraz está a estudar a a potencial aplicação da neocuproína em materiais inteligentes. (Foto: DR)

O trabalho científico agora premiado teve o seu início ao abrigo de uma Bolsa de Iniciação à Investigação, no contexto do Projeto “Verão com Ciência” (Apoio Especial), patrocinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi depois continuado no âmbito do Programa de Estágios Extracurricular 2022 (PEEC 2022), sob o tema “Caraterização físico-química de compostos com potencial aplicação como “Smart Materials”.

José Ferraz está a estudar a neocuproína, um composto orgânico com azoto, e a fazer a sua caracterização físico-química, sob orientação científica da docente Maria das Dores Ribeiro da Silva e da investigadora Vera Freitas.

O objetivo do estudante passa por perceber a potencial aplicação da neocuproína em materiais inteligentes, capazes de responder a estímulos externos, e que podem ser usados, no futuro, por exemplo, em tratamentos contra o cancro ou para melhorar o funcionamento de painéis solares.