Depois de, em julho, terem atraído cerca de 1500 pessoas ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto, as “noites culturais” vão regressar já a partir de 9 de setembro , e ao longo de todo o mês, ao Pátio do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto (MHNC-UP), para mais uma “maratona” de Ciência e de Cultura para todos os gostos e públicos.

Resultado de uma estreita colaboração entre a Casa Comum e o MHNC-UP, as Noites no Pátio do Museu estão assim de volta com mais 17 sessões dedicadas aos fãs de ciência, mas também de cinema, música , poesia, debates, ou de desenho.

À semelhança da primeira edição, os eventos vão ter lugar de terça-feira – com exceção da sessão inaugural, agendada para uma quarta-feira – a sábado, a partir das 21h30, no pátio do polo central do MHNC-UP (com entrada pelo Jardim da Cordoaria).

Para todos os gostos… e sempre em segurança

A segunda edição das Noites no Pátio do Museu arranca então a 9 de setembro, quarta-feira, com uma conferência sobre o Fonógrafo de Edison, integrada no ciclo “A Voz dos Objetos”. A primeira semana inclui também uma masterclass de desenho liderada pelo arquiteto Telmo Castro (10 de setembro) e a estreia do ciclo  de cinema “Rua Americana”, com curadoria do núcleo de cinema documental KINO DOC (11 de setembro).

Ao longo do mês, haverá ainda tempo para enveredar numa viagem poética liderada pelo poeta Rui Teixeira (15 de setembro), participar num Coro Instantâneo Comunitário (17 de setembro), assistir a um Concerto de Guitarras e Baixos Elétricos conduzido por Peixe – guitarrista dos Pluto e dos Ornatos Violeta – (22 de setembro), ou participar numa masterclass de poesia conduzida pela escritora Ana Luísa Amaral (29 de setembro).

O programa completo de eventos pode ser consultado aqui. A entrada é gratuita, mas sujeita a marcação prévia.

Para garantir a segurança dos participantes, todas as medidas de segurança estão igualmente asseguradas. Entre elas incluiu-se a limitação para cerca de um terço da capacidade total de ocupação do espaço. A higienização das mãos e a desinfeção do calçado serão também obrigatórias.