idososNo dia 28 de setembro, o projeto de investigação “Nutrition UP 65” realiza a sua conferência de apresentação e debate de resultados, reunindo no auditório da Fundação Eng. António de Almeida (Porto) especialistas nacionais e internacionais em questões nutricionais da população com mais de 65 anos de idade.

Promovido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), o” Nutrition UP 65” tem por objetivo melhorar o conhecimento atual sobre o estado nutricional da população idosa em Portugal, uma área do estudo da saúde da população onde ainda não existem dados concretos sobre o cenário nacional.

Para isso, os investigadores do “Nutrition UP 65” dedicaram o primeiro semestre de 2016 a recolher dados do estado nutricional de 1500 portugueses com mais de 65 anos de idade. São os resultados deste estudo – e a sua comparação com resultados de estudos internacionais semelhantes que estarão em debate nesta conferência.

A decorrer durante todo o dia, entre as 9h00 e as 17h30, a conferência está organizada em quatro painéis dedicados a outras tantas questões chave sobre o estado nutricional dos idosos, desde a presença de vitamina D, o nível de hidratação, os índices de desnutrição e sarcopenia e as estratégias nutricionais a tomar pelas autoridades de saúde.

Entre os oradores estarão investigadores do projeto “Nutrition UP 65” e quatro peritos internacionais nos temas em debate: o holandês Paul Lips, a britânica Lee Hooper, o italiano Franceso Landi e a norueguesa Guro Smedshaug.

O programa completo da conferência pode ser consultado aqui. A participação é gratuita, mas está limitada a 200 lugares e sujeita a inscrição prévia através deste formulário online.

O Projeto Nutrition UP 65 é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através dos EEA Grants, operados em Portugal pela ACSS através do Programa Iniciativas em Saúde Pública.