Depois de ter sido exibida na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, a exposição Estação Central da Beira. Keeping It Modern inaugura no Palacete Lopes Martins, da Fundação Marques da Silva (FIMS), no próximo dia 14 de maio, às 16h00. Ficará patente até 18 de junho próximo. A entrada é livre no dia da inauguração.

Nesta sua passagem pela FIMS, a exposição vai integrar um conjunto de desenhos originais de José Porto, arquiteto com várias obras projetadas para a cidade da Beira, em Moçambique, em meados do século XX, entre as quais se destaca o Grande Hotel da Beira.

Esta exposição resulta dos trabalhos em curso no âmbito do programa Keeping It Modern, iniciativa da Getty Foundation, de Los Angeles, que, em 2019, contemplou com uma bolsa o projeto de conservação e manutenção da Estação Central da Beira (1957-1966), em Moçambique.

O projeto de investigação foi proposto por uma equipa de docentes, investigadores e técnicos, liderada por Paulo Lourenço, do Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), e por Elisiário Miranda, do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), respetivamente da Escola de Engenharia e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. A estes juntou-se ainda a parceria de arquitetos e engenheiros da Portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique e da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane.

De arquitetura modernista, a Estação Ferroviária da Beira foi inaugurada a 1 de outubro de 1966. Os autores da obra foram os arquitetos João Afonso Garizo do Carmo (1917-1974) (gare em abóbada, zona do átrio), Francisco de Castro (n. 1923) (área dos terminais) e Paulo de Melo Sampaio (1926-1968) (edifício de escritórios e a coordenação da obra).

A composição articula três volumes autónomos: um bloco de escritórios, um prisma com os acessos verticais e um volume coberto por uma abóbada parabólica que constitui o átrio da estação. Atualmente é a sede dos serviços ferroviários da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

A Estação Ferroviária da Beira foi inaugurada a 1 de outubro de 1966. (Foto: DR)

A inauguração da exposição será acompanhada de um debate de apresentação do projeto da Estação Central da Beira, com intervenções de Paulo Lourenço (Escola de Engenharia da Universidade do Minho) e Elisiário Miranda, (Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho), moderado por Luís Martinho Urbano da FIMS.

Estação Central da Beira. Keeping It Modern poderá ser visitada até 18 de junho, no Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva), de segunda a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

O bilhete de entrada varia entre os 3 euros (geral) e 1,50 euros (para jovens, estudantes e seniores). Na tarde da inauguração, a entrada é livre.