O psiquiatra e sexólogo norte-americano Richard Green será um dos oradores convidados. (Foto: DR)

São algumas das maiores autoridades mundiais ao nível da investigação da sexualidade humana e vão encontrar-se no próximo dia 21 de setembro, no Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), para debater o presente e o futuro daquela área do conhecimento. O ponto de encontro será I Seminário Internacional do Programa Doutoral em Sexualidade Humana: Past, present & future of sexuality research, evento que assinala também o arranque oficial do novo programa doutoral da Universidade do Porto.

No leque de especialistas que vão passar pela FPCEUP inclui-se o psiquiatra, advogado e sexólogo norte-americano Richard Green (1936), fundador da International Academy of Sex Research (IASR) e reconhecido especialista nos domínios da identidade de género, homossexualidade, e transexualismo (com especial enfoque no Transtorno de identidade de género infantil). No início dos anos 1970, Green foi um um dos principais defensores da despatologização da homossexualidade, que só em 1990 é que deixaria de ser considerada doença mental pela Organização Mundial da Saúde).

A lista de oradores convidados integra ainda os nomes de John Bancroft, psiquiatra, pioneiro na investigação em sexualidade humana e antigo diretor do Kinsey Institute (Reino Unido), a mais importante instituição mundial na área; Annamaria Giraldi, professora de Sexologia Clínica na Københavns Universitet (Dinamarca) e atual presidente da Sociedade Internacional de Medicina Sexual; Cynthia Graham, professora de Saúde Sexual e Reprodutiva  na University of Southampton (Reino Unido) e editora chefe da prestigiada revista “Journal of Sex Research”; Erick Janssen, professor de Psicologia e investigador no Departamento de Neurociencias da KU Leuven University (Bélgica) e pioneiro na investigação psicofisiológica em sexualidade; Aleksandar Štulhofer , Professor de Sociologia e diretor da unidade de Sexologia do Departamento de Sociologia  da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb (Croácia), reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre pornografia e educação sexual; e Leonore Tiefer (EUA), investigadora e feminista que fundou o movimento global “The New View Campaign”, questionando a excessiva medicalização da sexualidade. Prevista está também a apresentação de uma mensagem de David Barlow (EUA), professor emérito, psiquiatra da Universidade de Boston e um dos mais reconhecidos psicólogos clínicos do mundo.

O seminário será proferido integralmente em inglês.

A participação é gratuita para os estudantes do PDSH. Para os restantes participantes, o valor da inscrição (até 19 de setembro) varia entre os 20 euros (outros estudantes) e os 50 euros (profissionais e público em geral).

Mas informações em www.fpce.up.pt/ispdsh ou através do e-mail [email protected].

Sobre o PDSH

Promovido pela FPCEUP, em parceria com a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar (ICBAS) , o PDSH – Programa Doutoral em Sexualidade Humana é um curso pioneiro no espaço europeu, destinado a psicólogos, educadores, médicos, enfermeiros, sexólogos e outros profissionais nas áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas. O objetivo passa por promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação nesta área de relevância central, quer para o bem-estar quer para a saúde biopsicossocial.

Com a duração de seis semestres, o plano de estudos do PDSH aborda as questões da sexologia clínica, género e identidade, educação sexual, medicina sexual e a saúde sexual e reprodutiva. Em perspetiva está ainda a criação de parcerias internacionais estratégicas, tendo em vista o estabelecimento de um centro de excelência internacional na área da sexualidade na Universidade do Porto e em Portugal.

Recorde-se que a FPCEUP acolhe, desde 2012, o Centro de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto (SexLab), um organismo exclusivamente dedicado à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspetos da sexualidade humana.