40 especialistas de todo o mundo estão no Porto para debater a bioprodução de combustíveis.

O Porto acolhe por estes dias um encontro europeu onde se definem estratégias para a construção de “seres sintéticos” capazes de produzir biocombustíveis a partir de luz solar. O projeto CyanoFactory é liderado pela Suécia e conta com uma equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC ) da Universidade do Porto como parceiro em Portugal.

Sob a égide da Comissão Europeia, 40 especialistas estão então reunidos no Hotel Ipanema Porto desde a passada segunda feira. Em ciam da mesa está o debate sobre  uma das alternativas aos combustíveis fósseis: a bioprodução de combustíveis.

Segundo Paula Tamagnini, investigadora do IBMC, “a ideia surge do facto de vários organismos, nomeadamente as cianobactéricas, produzirem hidrogénio naturalmente, embora em quantidades mínimas e só em determinadas circunstâncias”. Otimizar este processo é por isso o grande desafio colocado ao consórcio composto por 10 das mais prestigiadas instituições europeias e financiado pela  Comissão Europeia. Este projeto colaborativo europeu está mandatado para trabalhar no desenho, construção e demonstração da produção de combustível a partir de novas fábricas celulares baseadas em organismos fotoautotróficos (cianobactérias) complementadas com módulos sintéticos.

 

Os especialistas do consórcio procuram integrar conhecimentos multidisciplinares da investigação fundamental com vista à produção de fábricas celulares microbianas, recorrendo a princípios da biologia sintética. O objetivo comum são as referidas cianobactérias, otimizadas e transformadas em verdadeiras fábricas celulares produtoras de biocombustível a partir da energia solar.

O encontro termina esta quarta-feira, 20 de novembro, dia em que os  especialistas abrem as portas para uma sessão pública onde o estado da arte será debatido com os interessados na matéria. O programa deste último dia oferece um conjunto de apresentações especializadas onde se expõe o conhecimento atual das diferentes áreas de especialidade, desde experiências anteriores de biologia sintética, passando pela bioquímica funcional das cianobactérias, até aquilo que será o produto CyanoFactory.