“Uma experiência fantástica”! Sentir-se “por dentro de tudo o que se passa”. Sentir-se “parte da casa”. “Uma oportunidade única de perceber como é que [a instituição] funciona no dia-a-dia”. Uma “imensa aprendizagem” que “abraça todas as áreas do conhecimento”. Ao longo do segundo semestre do ano letivo 2021/2022, estas foram algumas das experiências vividas pelas dezenas de estudantes que participaram no programa inovador de unidades curriculares de competências transversais, promovido pela Universidade do Porto em parceria com algumas das principais instituições culturais da cidade. Um sucesso que promete repetir-se no ano letivo que está prestes a começar…

No total, são cinco as unidades curriculares resultantes de uma colaboração inédita entre a Reitoria da U.Porto e o Teatro Nacional São João, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Casa da Música, bem como com o Jardim Botânico e a Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). Valem 3 ECTS e são dirigidas aos estudantes de licenciatura, mestrado integrado e mestrado da U.Porto, interessados em abrir perspetivas para além da clássica formação de base.

Concebidas com o objetivo de ajudar os seus estudantes a pensar “fora da caixa”, estas unidades curriculares de competências transversais funcionam como “ferramentas de aprendizagem” que vão permitir “um entendimento mais profundo dos discursos artísticos aos quais, através do Corredor Cultural, os estudantes passam a ter um acesso privilegiado”, como explica Fátima Vieira, a Vice-reitora da U.Porto para a área da Cultura.

Um Corredor Cultural que materializa “a estratégia de afirmação de uma cultura universitária simultaneamente artística e científica. Que seja abrangente, democrática, tolerante e inclusiva”, acrescenta a responsável.

Estar nos bastidores do teatro, do museu e da Casa da Música

Uma Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem é a proposta que, ao longo do primeiro semestre do ano letivo 2022/2023, vai levar os estudantes ao Teatro Nacional de São João (TNSJ) para ajudá-los a compreender “por que razão o teatro é uma máquina para ver o mundo”, como explica Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ.

Ao longo desta formação, os estudantes vão trabalhar com encenadores e atores, fazer a leitura de obras dramáticas e análise crítica de espetáculos. A docente responsável pela unidade é Maria Luísa Malato, da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Já na Casa da Música, o programa Música e Sociedade vai voltar a dar a conhecer as “entranhas da Casa”, como refere Jorge Prendas, Coordenador do Serviço Educativo.

Ao longo de várias visitas semanais, com a duração de duas horas, os estudantes vão acompanhar músicos, compositores, maestros e programadores. Pelo meio, terão acesso a “ferramentas” que vão permitir uma melhor “fruição musical”. Gilberto Bernardes, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), coordena a disciplina.

A 1.ª edição da unidade curricular “Música e Sociedade” levou perto de 30 estudantes da U.Porto à descoberta da Casa da Música. (Foto: U.Porto)

Da conservação à comunicação, passando pela programação ou pela gestão financeira, é ampla a diversidade de áreas que a museologia abrange. Ora, “levar os estudantes a percorrerem todas esta áreas” é, precisamente, a proposta do Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) através da unidade curricular O Museu como Lugar de Fruição.

Esta é também uma forma de “capacitar novos públicos”, acrescenta António Ponte, diretor do MNSR. Hugo Barreira, da FLUP, é o docente associado ao projeto.

Do trabalho desenvolvido na primeira edição d’O Museu como Lugar de Fruição resultou a exposição “DEPOSITORIUM 3 – Encontro(s) às Cegas”, que esteve patente no MNSR entre julho e agosto.  (Foto: U.Porto)

O desenho ajuda a compreender

De regresso aos espaços da Universidade, paramos na Faculdade de Belas Artes (FBAUP) para uma outra proposta que aposta no desenho como ferramenta pedagógica que ajuda a visualizar, memorizar e a compreender melhor.

Desenho e Observação para Médicos é o nome da unidade transdisciplinar que vai levar os estudantes das faculdades de Medicina e de Medicina Dentária, bem como do ICBAS (Medicina), até às salas da FBAUP. Mário Bismarck é o docente da FBAUP responsável pelo projeto.

Por fim, o Jardim Botânico da U.Porto (MHNC-UP) apresenta Jardim: O desenho e o cultivo da biodiversidade. Vamos descobrir novas espécies? Perceber como funcionam os ciclos de vida de uma planta? Aprender a desenhar espaços verdes? Esta é uma unidade curricular pensada para “promover a literacia científica dos estudantes”, refere Paulo Farinha Marques, diretor do Jardim.

Como participar?

Os estudantes interessados em frequentar a unidade curricular Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem (TNSJ) devem aproveitar a segunda fase de inscrições, que decorre de 20 de setembro a 7 de outubro de 2022.

As restantes unidades curriculares funcionarão apenas no segundo semestre de 2022/2023.

Mais informações aqui.