Durante três dias são esperados na FAUP cerca de 150 representantes de diversas Escolas de Arquitetura da Europa (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai organizar, de 29 a 31 de agosto, a Conferência Anual e a Assembleia Geral da Associação Europeia de Escolas de Arquitectura (AEEA/EAAE), subordinada ao tema ‘Design Studio as a laboratory for interactions between architectural education and society’.

Trata-se da primeira vez que Portugal acolhe esta iniciativa que cumpre a prática anual da AEEA/EAAE de alternar a Conferência e Assembleia Geral numa Escola de Arquitetura pertencente à referida associação.

A realização deste encontro no Porto potencia um importante momento de envolvimento e de reconhecimento externo da FAUP, da arquitetura e do seu ensino e da cidade, proporcionando uma oportunidade única de partilha de experiências com convidados de reconhecido mérito e com o propósito de debater e reflectir sobre os desafios do ensino da arquitetura para o futuro. O programa inclui diversas sessões, entre debates, palestras, workshops e sessões plenárias, que percorrem diferentes temáticas alinhadas com o tema principal do evento.

O início da Conferência, cuja Palestra de Abertura será proferida pelo arquiteto Álvaro Siza, é antecedido por uma tarde de visitas guiadas a diferentes obras de arquitetura do Porto e de Matosinhos, no dia 29 de agosto, quarta-feira. O programa inclui passagens pela Casa da Música, Clérigos, Centro Histórico da cidade do Porto, obras do SAAL de São Victor e da Bouça, Casa de Chá e Piscina das Marés, e Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

A Comissão Científica da iniciativa é composta pelos professores João Pedro Xavier (FAUP), Hugo Dworzak (University of Liechtenstein), Johan De Walsche (University of Antwerp) e Tadeja Zupančič (University of Ljubljana). O Steering Comittee é constituído pelos professores Oya Atalay Franck (ZHAW Zurich University of Applied Sciences), Presidente da EAAE, Manuel Couceiro da Costa (FAUL), Ilaria Valente (Politecnico di Milano), Koenraad Van Cleempoel (Hasselt University) e Sally Stewart (Glasgow School of Art).

Mais informações em www.fa.up.pt e eaae2018porto.arq.up.pt.