A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, no âmbito do projeto europeu INVENTHEI, promoveu mais uma edição da Escola de Startups para Investigadores de Doutoramento. O programa decorreu em formato online e teve como objetivo promover competências de empreendedorismo que melhorem a capacidade dos jovens empreendedores de estruturar e implementar ideias de negócios.

Ao longo da semana, os 38 participantes – todos eles estudantes do Programa Doutoral de Química Sustentável da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Programa Doutoral de Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia (FEUP) e Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) – tiveram a oportunidade de conhecer CEOs de startups e empresas consolidadas, além de momentos de mentoria com especialistas da UPTEC e empresários convidados.

A iniciativa terminou com uma sessão de pitch presencial, onde os participantes receberam feedback do projeto, da apresentação e sobre o que devem melhorar.

Do laboratório para o mercado

“O programa da Escola de Startups para Investigadores consiste numa semana intensiva que procura dotar os investigadores de ferramentas para conseguirem estruturar uma ideia de negócio e, assim, começarem a pensar em transpor as suas investigações para o mercado. Com esse objetivo, cada dia é dedicado a um tema: ideação, modelo de negócio, propriedade intelectual, estrutura de pitch e comunicação em público.” afirma Maria Oliveira, Diretora de Negócios da UPTEC.

Gil Gonçalves, professor na Faculdade de Engenharia e coordenador do INVENTHEI, assegura que “a Escola de Startups para Investigadores tem um papel importante na formação dos nossos investigadores”. Até porque “cada vez mais é fundamental que quem investiga tenha não só competências técnico-científicas de excelência, mas também sensibilidade para a valorização dos resultados de investigação”.

O responsável nota também que “nem todos vão ser empreendedores e criar a sua empresa, ou talvez até nenhum, mas têm agora as competências que lhes permitem não só para explorar essa possibilidade como a colaborar ativamente com o mundo empresarial.”

Da parte dos estudantes, o feedback também não poderia ser melhor. “A verdade é que este foi um ótimo grupo de trabalho e que aprendi muito sobre os temas de cada sessão”, referiu um dos participantes da iniciativa. Um outro testemunho destacou ainda que “a disponibilidade dos oradores para nos ajudar foi fantástica”.

A Escola de Startups para Investigadores de Doutoramento resulta de uma colaboração entre a UPTEC e o Programa Doutoral de Química Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que acontece no âmbito do projeto INVENTHEI, um projeto da iniciativa HEI do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior. Este projeto europeu baseia-se nas práticas e infraestrutura existentes para melhorar os ecossistemas regionais de inovação e promover a investigação para a inovação.