A área dos Líquidos iónicos é uma área de vanguarda e emergente em quase todos os domínios do conhecimento. (Foto: DR)

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e na Universidade de Aveiro a ILWS2017, uma Escola de Inverno dedicada à área dos Líquidos Iónicos e que reuniu 80 jovens cientistas de 20 nacionalidades.

A área dos Líquidos iónicos (sais fundidos de baixa temperatura) é uma das áreas de vanguarda e emergentes em quase todas as áreas do conhecimento. Em especial, abrem novas perspetivas e abordagens de aplicação tecnológica como novos solventes e materiais avançados.

Durante os quatro dias da escola foram apresentadas palestras por especialistas das diversas áreas, de entre os quais de destacam Kenneth Seddon professor da Queen’s University of Belfast (Reino Unido) e especialista em Líquidos Iónicos, Rasmus Fehrmann, professor da Danmarks Tekniske Universitet (Dinamarca) e especialista em Catálise, que deu uma palestra sobre a aplicação dos Líquidos Iónicos nesta área, Luís Varela Cabo, professor da Universidad de Santiago Compostela (Espanha) e especialista em Dinâmica Molecular, Emilia Tojo, professora da Universidad de Vigo (Espanha) e especialista em Síntese Orgânica, entre outros. Teve como principal objetivo reunir as pessoas mais jovens que estudam estes compostos e transmitir-lhes, os fundamentos e estado da arte, num fórum de partilha e discussão de conhecimento.

Para estimular a discussão e criação de parcerias entre os participantes, estiveram ainda expostos 48 posteres que refletem o trabalho que os alunos da escola têm estado a desenvolver nos seus laboratórios de origem.

No programa da Escola de Inverno de Líquidos Iónicos estiveram também incluídas duas tardes dedicadas a um conjunto de 19 sessões experimentais/demonstrações laboratoriais que tiveram lugar na Universidade de Aveiro e na FCUP.

Esta escola de Líquidos Iónicos, financiada pelo COST, EXIL, e sem qualquer custo de inscrição ou frequência, foi organizada por Luís Belchior Santos, professor da FCUP, com a colaboração de João Coutinho, da Universidade de Aveiro.