Está tudo a postos para o arranque do ano letivo no novo Centro de Competências Ferroviárias, um projeto pioneiro instalado em Guifões, Matosinhos, e que tem como parceiro estratégico a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O primeiro curso, que dará equivalência ao 12º ano, foi aprovado pela Agência Nacional para as Qualificações. O Instituto de Emprego e Formação Profissional vai apoiar a iniciativa, com o a participação de monitores e a cedência de parte das instalações no Porto durante os primeiros meses, enquanto decorre a recuperação do complexo em Guifões.

Considerado de interesse nacional, o projeto do Centro de Competências Ferroviárias (CCF) tem por principal objetivo posicionar “Portugal como uma referência na indústria ferroviária, no desenvolvimento de tecnologias e novos produtos, na formação de capital humano e de empresas nacionais e na aceleração de ideias, projetos e empresas com capacidade de internacionalização”.

Luís Andrade Ferreira, diretor-executivo designado deste centro de competências e professor da FEUP, acredita que estão reunidas as condições para inverter o estado atual da ferrovia e lançar a internacionalização do setor: “É a oportunidade perfeita para unir os setores público e privado e juntamente com a academia criar capacidade industrial ferroviária através de um centro de formação profissional, uma incubadora de empresas orientada para o setor e um centro tecnológico com o desenvolvimento de um laboratório colaborativo dedicado ao sistema ferroviário”, admite.

Numa primeira fase, as prioridades passam por desenvolver e apostar na modernização de equipamentos e produtos de material circulante e a infraestrutura ferroviária, bem como pela participação em projetos internacionais relacionados com o setor da ferrovia. Outro dos objetivos passa por relançar um programa ambicioso de formação a vários níveis (dos quadros técnicos até ao doutoramento, ampliando a experiência muito positiva do Programa Doutoral iRail  liderado pelo Centro de Saber da Ferrovia, na FEUP).

Faculdade de Engenharia: há 30 anos dedicada à ferrovia

Com um orçamento previsto de 12 milhões de euros, o Centro de Competências Ferroviárias (CCF) conta com um forte envolvimento da FEUP. É ali que está sediado o Centro de Saber da Ferrovia (CSF), cuja finalidade é potenciar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, bem como contribuir para a afirmação da FEUP como uma referência nacional e internacional ao nível da I&D e inovação neste domínio.

Recorde-se que a FEUP foi uma das entidades fundadoras da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), um consórcio que permitiu reunir os principais atores do sistema ferroviário nacional e, assim, ganhar dimensão internacional.

Além de liderar/colaborar em vários projetos de investigação na área da ferrovia (CAPACITY4RAIL, IN2RAIL, MAXBE, LIGHTRAIN, PEDDIR, IN2TRACK2, IN2STEMPO, iNBRAIL, iPBRAIL, ID_TRACTION, H2RAIL), a FEUP integra ainda o consórcio SwiTrack’En, membro associado da Joint Undertaking Shift2Rail. Trata-se da maior iniciativa neste domínio promovida pela Comissão Europeia, e tem como objetivo duplicar a capacidade do sistema ferroviário europeu e aumentar a sua segurança e qualidade de serviço, reduzindo, em simultâneo, o custo do ciclo de vida.