As equipas feminina e masculina da U.Porto terminarama competição no 12.º e no 22.º lugares, respetivamente. (Foto: CDUP-UP)

As equipas feminina da Vasyl Stefanyk Precarpathian National University (Ucrânia) e masculina da Vytautas Magnus University (Lituânia) foram as grandes vencedoras do Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3 2019, que terminou no passado dia sábado, 3 de agosto, em Matosinhos.

Organizada pela Universidade do Porto, em parceria com o Politécnico do Porto e a Federação Académica do Porto (FAP), esta competição trouxe pela primeira vez a Portugal alguns dos melhores basquetebolistas universitários da Europa. Tudo isto ao longo de uma “maratona” de quatro dias e mais de 200 jogos disputados.

Apesar de jogar em “casa”, as equipas feminina e masculina da U.Porto não conseguiram ir além dos dessasseis-avos-de-final, terminando o Europeu no 12.º e no 22.º lugares, respetivamente. Melhor sorte tiveram a Universidade de Aveiro (no feminino) e o Politécnico do Porto (no masculino), que se sagraram vice-campeãs europeias universitárias

Mas se os resultados ficaram aquém do esperado, nem isso afetou os ânimos da comitiva da U.Porto. Até porque houve outras vitórias pelo caminho. “É um grande prazer estar a representar a Universidade, com amizades que também formei aqui. São experiências inesquecíveis, que nos dão valores muito importantes, não só enquanto atletas, mas também como seres humanos”, destaca Inês Braga, atleta da equipa feminina.

Já António Mota, da equipa masculina, fala do “privilégio em fazer parte de experiências como esta”, até porque “a vida universitária não dura para sempre e quantas mais conseguirmos usufruir, melhor. Vimos sempre com a expectativa de ganhar, mas nunca esquecendo a parte de criar laços e de conhecer pessoas de outros lados”.

Do lado da organização, Joana Carvalho, vice-reitora da U.Porto para o Desporto, não escondeu também a satisfação pelo sucesso de um evento que “promove a internacionalização da Universidade”, mas também o desporto e a saúde no seio da instituição. “É importante os estudantes conhecerem outros valores e culturas, e nada melhor do que o desporto para promover estes valores”.

Até setembro!

Com a organização do Europeu de Basquetebol 3×3, a Universidade do Porto encerrou a sua participação na edição deste ano na principal competição do desporto universitário europeu, assim como a época desportiva 2018/2019.

Da última semana fica ainda a participação da equipa feminina da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da U.Porto (AEFEP) no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, que decorreu em Lodz, na Polónia. As atletas portuenses alcançaram o 12.º lugar em 15 equipas participantes.

Mais informações sobre como como fazer parte das equipas da U.Porto podem ser obtidas através do e-mail [email protected].