Várias equipas de estudantes, professores, alumni e investigadores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) brilharam a grande nível no Festival Nacional de Robótica 2022, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, de 29 de abril a 1 de maio.

O evento juntou não só estudantes das escolas secundárias, mas também estudantes, professores e investigadores do Ensino Superior, proporcionando um ambiente de cooperação e competição na área de robôs autónomos.

A equipa Major foi a grande vencedora na categoria ‘Condução Autónoma’, demonstrando como um robô “conduz” e manobra autonomamente numa pista com cruzamentos, sinais luminosos e de trânsito.

Liderada por Armando Jorge Sousa, professor do DEEC e investigador no Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), a equipa contou ainda com a participação de Pedro Tavares, Professor da FEUP, e dos alumni FEUP Valter Costa (Sensei), Pedro Cebola (Bosch Termotecnologia SA) e Vítor Morais (Nomad Tech).

Já a equipa 5DPO foi a mais forte entre as que participaram na prova ‘Robot@Factory 4.0’, uma competição que reproduz um ambiente fabril miniaturizado, com entrega de caixas num ambiente pouco estruturado.

A liderar a equipa composta pelos estudantes do DEEC Ricardo BarbosaJorge FerreiraJoão Martins e Maria Lopes e pela investigadora do INESC TEC, Cláudia Rocha, esteve António Paulo Moreira, professor do DEEC e coordenador do CRIIS no INESC TEC,.

A participação da FEUP na prova ‘Robot@Factory Lite’ incluiu ainda uma experiência curricular inovadora: quatro equipas participaram no âmbito da Unidade Curricular “Projeto integrador” da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP. Nesta prova “entry-level”, reproduziu-se de forma simplificada um ambiente fabril miniaturizado com linhas a ligarem armazéns e máquinas.

Campo e robô “Robot@Factory Lite” (Foto: DR)

Uma das novidades na edição deste ano do Festival Nacional de Robótica foi a prova “Dragster”, dominada pelas equipas da FEUP 5dpoClassic e a 5dpoDragster, que alcançaram o primeiro e segundo lugares. O desafio revelou-se tão simples como ambicioso: fazer um robô seguir com precisão uma linha reta de dez metros à velocidade máxima, sendo que o tempo recorde é inferior a dois segundos.

“Nesta competição, para além das vitórias, tivemos muitos estudantes a aprenderem e muito público envolvido. Muitos estudantes celebraram o final das limitações pandémicas com o gosto de aprender com equipamento real e com problemas reais”, explica Armando Jorge Sousa.

O professor e investigador aborda ainda a importância da integração da UC “Projeto Integrador” neste tipo de competições, implementando o conceito de aprendizagem ativa ‘aprender, fazendo’. “A continuação da UC trará ainda mais aprendizagens motivadas por todos os problemas identificados e estas aprendizagens conquistadas em ambiente de cooperação e competição são lições que não serão esquecidas”, conclui.

Equipa 5dpo” vencedora da prova Robot@Factory 4.0, e o seu robô. (Foto: DR)

Sobre o Festival Nacional de Robótica

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, o Festival Nacional de Robótica tem como objetivo promover a Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos.

Com realização anual em diferentes cidades, este evento inclui também um Encontro Científico (ICARSC 2022), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação na sua área.

As competições robóticas destinam-se a promover o espírito inovador e empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do publico em geral.

No Festival Nacional de Robótica efetua-se ainda o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.