Gabriela Gonçalves e Fábio Rangel, estudantes do doutoramento em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), liderados pela investigadora Cláudia Serra, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto (CIIMAR-UP), são os vencedores da primeira edição do 928 Challenge, uma competição de startups universitárias que visa construir pontes entre a China e os países de língua portuguesa através de negócios orientados para a sustentabilidade.

A equipa da U.Porto levou o projeto ProbioVaccine: Tailor-made aquaculture probiotic vaccines a este desafio internacional e acabou por destacar-se entre as mais de 150 equipas participantes. Destas, 16 alcançaram a final realizada no passado dia 30 de outubro, durante a Feira Internacional de Macau (MIF).

O projeto premiado, que, no início deste ano, também já havia conquistado o programa de prova de BIP da U.Porto Inovação, responde à necessidade muito atual de desenvolver vacinas orais para peixes de aquacultura em resposta ao crescimento contínuo da população mundial.

O potencial das vacinas orais

O desenvolvimento económico e sustentável da aquacultura está limitado pela ocorrência frequente de doenças bacterianas, algumas de caracter zoonótico e que afetam as produções. A vacinação dos animais é a solução mais eficaz para resolver este problema, mas a grande maioria das vacinas disponíveis para aquacultura são injetáveis obrigando ao manuseamento individual dos peixes com impactos negativos sobre o bem estar dos animais: imunossupressão e até mortalidade relacionadas com o stress do seu manuseamento.

As vacinas orais não são uma novidade e, sendo passiveis de ser incorporadas na dieta, são uma necessidade crescente em aquacultura de forma a ultrapassar os problemas das vacinas injetáveis, possibilitando estratégias de vacinação em massa.

O projeto Probiovaccine quer levar avante a possibilidade das vacinas orais em aquacultura e prevê pelo menos um produto comercial resultante deste projeto.

Segundo Cláudia Serra, investigadora do CIIMAR responsável pelo projeto, pretende-se ainda que “a tecnologia proposta possa ser aplicada no controle de doenças em diferentes espécies de peixes e contra diversas doenças bacterianas que afetam a sustentabilidade da aquacultura”.

Sobre o 928 Challenge

Coorganizado pelo Fórum de Macau, Universidade da Cidade de Macau, Universidade de Shenzhen e Instituto Universitário das Nações Unidas em Macau, o 928 Challenge apresenta-se como a “primeira competição de startups entre estudantes da China e de oito Países de Língua Portuguesa com foco em sustentabilidade“.

Com efeito, a iniciativa desafia os estudantes a criarem planos de negócios entre a China e os países de língua portuguesa através de ideias de negócio orientadas para a sustentabilidade. Durante a competição, os participantes têm ainda a oportunidade de participar num Bootcamp de duas semanas para “obter insights sobre as oportunidades na China e em países de língua portuguesa”.

Com esta iniciativa, pretende-se então “sensibilizar os estudantes para as oportunidades de negócio internacionais decorrentes da plataforma de Macau”, bem como “fomentar o desenvolvimento de jovens empreendedores com uma mentalidade global”.

Para além do projeto Probiovaccine , esta primeira edição do 928 Challenge distinguiu ainda uma equipa da Universidade Lusófona Guiné (2.º prémio) e duas equipas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Guangdong Polytechnic Normal University (China), que repartiram o 3.º prémio.