A equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Cências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto foi a grande vencedora da 21.ª edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários,

A edição deste ano da MIUP realizou-se no dia 15 de outubro, nas instalações do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, e desafiou 17 equipas (de três elementos) das melhores instituições universitárias portuguesas, a resolver um conjunto de problemas usando as linguagens de programação C, C++, Java e Python.

Constituída pelos estudantes Duarte Nóbrega (3.º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores, FCUP), Paulo Sousa (2.º ano do Mestrado Ciência de Computadores, FCUP) e Kevin Pucci (4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, ICBAS), a equipa “Heroes of the C” resolveu 10 dos 11 problemas propostos, garantindo assim o primeiro ligar da classificação e a respetiva medalha de ouro.

“Para resolver estes problemas é preciso saber trabalhar em equipa, sob pressão, sendo necessário todo um leque variado de técnicas algorítmicas e de implementação para conseguir que as soluções desenvolvidas sejam não apenas corretas, mas também eficientes no que toca ao tempo de execução e memória utilizada”, destaca Pedro Ribeiro, o líder e treinador da delegação da FCUP na MIUP.

Ainda segundo o docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, “estes são skills muito apreciados pelas empresas, não sendo por isso de admirar que o concurso seja patrocinado a nível global por alguns dos gigantes do software mundial, sendo inúmeros os exemplos de ex-concorrentes que têm prosseguido em carreiras de sucesso”.

Esta é décima vez em 21 edições que equipas da FCUP vencem uma MIUP, o que a torna na instituição mais bem sucedida da história do evento.

Rumo ao SWERC

As melhores equipas portuguesas irão agora representar o país no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), o concurso internacional do sudoeste europeu, cuja próxima edição se realizará em fevereiro de 2023, no Politecnico de Milano, em Milão, Itália.

A competição vai juntar as melhores equipas de Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, e Israel e servirá para apurar as equipas qualificadas para a grand efinal do reputado International Collegiate Programming Contest (ICPC). a decorrer em novembro de 2023.