Para além do título de campeões mundiais, os membros da equipa alcançaram ainda os lugares de Best Speaker (na final e na categoria, para Ary Ferreira da Cunha) e 6º Best Speaker (para Tiago Laranjeiro)

Ary Ferreira da Cunha (estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e Tiago Laranjeiro (estudante da Faculdade de Economia da U.Porto) sagraram-se ontem, dia 3 de janeiro, campeões mundiais de debate universitário após a vitória na final da edição 2013 dos World Universities Debating Championships (WUDC), a decorrer em Berlim.

A competir na categoria EFL – English as Foreign Language, a equipa Porto A  (em representação da Sociedade de Debates da Universidade do Porto) ultrapassou nove rondas de debates iniciais e obteve a qualificação para a final num debate que decorreu durante a noite do dia 2 de janeiro, tornando-se assim na única equipa portuguesa a estar presente numa fase final dos WUDC.

Na final, que colocou os portugueses a defrontar as equipas de Tóquio A, ALU Freiburg A e Bucareste A, o sorteio ditou que Ary Ferreira da Cunha e Tiago Laranjeiro tomassem a posição de “segunda oposição” (com a responsabilidade de fazer o encerramento do debate) numa moção  intitulada “This House welcomes the decline of the United States of America as the sole global super power“. Nem a posição nem a moção intimidaram os estudantes da U.Porto, que acabaram por conquistar o primeiro lugar no pódio e por abrilhantar o resultado global recebendo ainda os prémios de Best Speaker da Final EFL e Best Speaker da categoria EFL, para Ary Ferreira da Cunha.

Esta foi a segunda participação da SdDUP nesta competição a nível mundial (depois da presença em Manila, no ano passado), contando já com participações em dois Campeonatos da Europa (Belgrado e Galway) e em várias competições internacionais (Cambridge, Oxford, Budapeste, Pequim, Ljubljana, Viena, Londres e Eilat). A SdDUP levou ainda aos WUDC os estreantes da equipa Porto B, composta por Ângelo Teles (da FEP) e Rita Moreira (FDUP), e  José Eduardo Pereira (da Faculdade de Engenharia da U.Porto) que participou como adjudicador (que tem como função avaliar e atribuir pontos aos participantes do debate) da SdDUP.

Veja aqui a prestação da equipa Porto A na final dos WUDC:

Sobre a Sociedade de Debates da Universidade do Porto:

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) tem cerca de quinhentos associados, entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como alumni e docentes, dedicando-se ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua.

A SdDUP fomenta e organiza debates e eventos de formação relacionados e participa em competições internacionais com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.