Ary Ferreira da Cunha e Tiago Laranjeiro disputam hoje, dia 3 de janeiro, a final dos WUDC.

A decorrer em Berlim desde o passado dia 28 de dezembro, com a presença de mais de 400 equipas, o Campeonato do Mundo de Debates (World Universities Debating Championship – WUDC) aproxima-se do seu fim e a final da categoria “English as Foreign Language”  conta, pela primeira vez, com uma equipa portuguesa – a equipa Porto A, da Sociedade de Debates da Universidade do Porto, composta por Tiago Laranjeiro (da Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e Ary Ferreira da Cunha (Faculdade de Direito da U.Porto).

Depois de nove rondas de debates iniciais e da classificação para os quartos-de-final, a única representante das sociedades de debate nacionais conseguiu a qualificação para a final numa meia-final que decorreu durante a noite de ontem, dia 2 de janeiro. Assim, Tiago Laranjeiro e Ary Ferreira da Cunha procuram hoje a primeira vitória portuguesa num WUDC, defrontando as equipas Tokyo A, ALU Freiburg A e Bucareste A. A final terá lugar às 13h30 (14h30 em Berlim) e será transmitida online, a partir do site dos WUDC.

Esta é a segunda participação da SdDUP nesta competição a nível mundial (depois da presença em Manila, no ano passado), contando já com participações em dois Campeonatos da Europa (Belgrado e Galway) e em várias competições internacionais (Cambridge, Oxford, Budapeste, Pequim, Ljubljana, Viena, Londres e Eilat).

Sobre a Sociedade de Debates da Universidade do Porto:

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) tem cerca de 500 associados, entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como alumni e docentes, dedicando-se ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua.

A SdDUP fomenta e organiza debates e eventos de formação relacionados e participa em competições internacionais com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.