Investigadores das faculdades de Medicina (FMUP) e de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto, e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, integram um novo projeto que visa investigar os riscos microbiológicos e psicológicos envolvidos na origem e no desenvolvimento do cancro da próstata, doença cuja incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Coordenado por Pedro Nobre (FPCEUP) e, na FMUP/CINTESIS, por Acácio Rodrigues, o projeto SexHealth & ProstateCancer – financiado pelo Norte 2020 (Portugal 2020) – vai prolongar-se até abril de 2023.

“Esperamos que o nosso projeto tenha um impacto significativo na personalização dos cuidados e na melhoria da saúde, nestas áreas da oncologia, das doenças infeciosas e infeções sexualmente transmissíveis, da saúde mental e da saúde sexual”, afirma Acácio Rodrigues.

A equipa é composta por profissionais de diversas áreas, nomeadamente Urologia, Microbiologia, Infeciologia, Psicologia, Sexologia, Neurociências, Engenharia e Matemática, e recorre a diferentes metodologias, desde técnicas laboratoriais ao ensaio clínico, ao longo de três linhas de investigação complementares com a duração total de dois anos.

Na linha de investigação 1, pretende-se analisar a relação complexa entre o cancro da próstata e infeções sexualmente transmissíveis resultantes de comportamentos sexuais de risco, tendo em vista o desenvolvimento de uma ferramenta rápida de diagnóstico.

A linha de investigação 2 ambiciona conhecer melhor os fatores neuropsicológicos preditores da saúde sexual e mental após tratamento do cancro da próstata, evidenciando os fatores de risco e os fatores potencialmente protetores. A expetativa da equipa é propor um algoritmo que consiga prever a saúde sexual dos homens que padecem desta doença oncológica, a prazo, e que permita ajustar as intervenções clínicas que lhes são dirigidas.

Finalmente, prevê-se, na linha de investigação 3, a criação de uma intervenção psicológica inovadora com base em ferramentas de e-Health, com o objetivo de personalizar os cuidados e promover a qualidade de vida de sobreviventes de cancro da próstata. A eficácia da intervenção será avaliada num ensaio clínico robusto, a realizar nesta fase.