Uma equipa que inclui estudantes de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadores do INESC TEC conquistou o segundo lugar na final da datathon da World Data League (WDL).

A equipa Tech Moguls, composta pelos investigadores Tiago Gonçalves, Tomé Albuquerque e Joana Morgado (estudantes de doutoramento na FEUP e alumna da Faculdade de Ciências, respetivamente) e por um data scientist da NILG.AI, Paulo Maia (alumnus da FEUP e também antigo colaborador do INESC TEC), competiu com outras 49 equipas, com participantes provenientes de 34 países, tendo obtido o segundo lugar após avaliação de um júri constituído por especialistas na área da ciência de dados.

Para chegar ao pódio desta “maratona” de Ciência de Dados, os investigadores tiveram de ultrapassar as quatro fases da competição. Ao longo de mais de dois meses procuraram apresentar soluções para vários desafios com os quais as cidades se deparam hoje, dos Transportes Públicos ao Trânsito, Ciclismo e Meio Ambiente. Todos os passos da implementação (código e análise de dados), bem como todos os fundamentos teóricos, sociais e financeiros necessários para alcançar uma solução robusta e viável, foram submetidos.

A solução apresentada pela equipa da U.Porto tem como “alvo” a cidade de Turim (Itália) e permitiria prever os níveis de ruído ao longo dos dias, bem como detetar a probabilidade de ocorrer uma queixa com ele relacionada – permitindo aos organismos de gestão pública da cidade tomar decisões informadas e otimizar os seus processos, de forma a melhorar a qualidade de vida dos residentes.

“Enquanto pessoas apaixonadas pela resolução de problemas, consideramos que a nossa participação na WDL foi uma experiência para colocarmos à prova os nossos conhecimentos e a nossa vontade de aprender, tendo sempre em conta um objetivo com alta probabilidade de gerar um impacto positivo na vida das pessoas. Foram semanas de trabalho muito divertidas onde exploramos o trabalho de equipa e relembramos o quão importante é aprendermos sobre temáticas que nem sempre fazem parte do nosso quotidiano”, refere Tiago Gonçalves Albuquerque.

Ainda segundo o investigador do INESC TEC, este segundo lugar acaba por ser um reconhecimento do esforço que imprimimos nas soluções que submetemos. Com a publicação das mesmas em formato open-source, esperamos que possam ser utilizadas pela sociedade civil para gerar valor na vida das pessoas“.

Sobre a World Data League

World Data League é uma plataforma dedicada à ciência de dados e ao desenvolvimento de soluções com grande impacto societal, promovendo a criação de comunidades online offline e a organização de eventos para especialistas da área.

Todas as soluções desenvolvidas no âmbito desta competição encontram-se disponíveis aqui.

Mais informações aqui.