Uma equipa que inclui investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde recebeu o Prémio SPAIC – AstraZeneca 2022 com o projeto denominado “PAAI – Programa de Autoaprendizagem Interativo e online para pessoas com asma: cocriação e avaliação de impacto”.

Inserido no projeto ConectAR, o trabalho foi distinguido no âmbito da edição deste ano da 43.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que se realizou de 6 a 9 de outubro, no Porto, subordinada ao tema “O Doente Alérgico no Centro dos Cuidados”.

O projeto premiado – com 5 mil euros – tem como objetivo principal “desenvolver e tornar acessível o primeiro programa educacional online de elevada qualidade para doentes adultos com asma e seus cuidadores. A inovação do programa passa também por incluir doentes e cuidadores na sua cocriação, assegurando assim que o programa vá de encontro às suas necessidades e preferências.

Este programa de autoaprendizagem, que será gratuito e estará disponível em língua portuguesa, deverá beneficiar doentes e cuidadores de Portugal e dos países lusófonos.

De acordo com a equipa, o programa PAAI irá capacitar doentes e cuidadores, permitindo-lhe aumentar os seus conhecimentos sobre a asma e as suas competências nesta área. Além disso, será uma oportunidade para que estes saibam mais sobre investigação e disponham das “ferramentas” necessárias para influenciarem as políticas de saúde no nosso país.

O projeto ConectAR, cuja investigadora responsável é Ana Sá Sousa, da FMUP/CINTESIS, deverá decorrer até finais de junho de 2023, tendo sido contemplado com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Além de Ana Sá Sousa, fazem parte da equipa os investigadores da FMUP e/ou CINTESIS Ana Luísa Neves, Cristina Jácome, Isabel Lema (pessoa com asma), Daniela Figueiredo e João Almeida Fonseca, bem como investigadores de outras instituições, como Emília Dias da Costa (cuidadora de pessoa com asma).

Sobre o Prémio

O Prémio SPAIC – AZ visa “fomentar o desenvolvimento de linhas de investigação específicas na área da asma brônquica”, distinguindo, anualmente, um projeto de investigação original ou um trabalho original sobre asma, com o patrocínio da AstraZeneca.