Henrique Cruz, Xavier Azcue, Nuno Carneiro e João Cunha

O título “European IEM Students of the Year”- estudantes do ano na área da Engenharia Industrial – acaba de ser conquistado em Munique (Alemanha) por Henrique Cruz, João Cunha e Nuno Carneiro, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Xavier Azcue, estudante do Mestrado em Engenharia de Gestão Industrial do Instituto Superior Técnico (IST).

A vitória foi alcançada durante a fase final do Tournament in Management and Engineering Skills (TIMES), sendo a primeira vez que uma equipa portuguesa vence este torneio. Os estudantes venceram a Local Qualification do Porto, ficando apurados para a semi-final, que decorreu em fevereiro, na Universidade de Ankara-Bilkent (Turquia). Ao fim de dois dias a competir com mais oito equipas europeias, conquistaram o primeiro lugar, que os levou a Munique para a fase final do TIMES, que teve lugar de 22 a 28 de abril.

Para além da Faculdade de Engenharia da U.Porto, participaram nesta competição mais seis equipas de faculdades europeias de topo, de Berlim (que ficou em 2º lugar na competição), Eindhoven (3º lugar), Kaiserslautern, Helsínquia, Belgrado e Gotemburgo.

“Foi uma conquista muito importante para nós a nível pessoal e académico. A nível académico é sem dúvida algo prestigiante para as nossas faculdades, FEUP e IST, mais concretamente para os cursos de Engenharia Industrial e Gestão destas faculdades. Foi a primeira vez que este título veio para Portugal e obviamente isso é um orgulho imenso para nós ao podermos divulgar o nome dos nossos cursos e do nosso país desta forma. Preparámos intensivamente a Final de Munique e correu-nos tudo muito bem. A confiança entre os membros da equipa durante as resoluções dos 3 casos de estudo juntamente com a preparação que fizemos foram a chave para conseguirmos obter este resultado”, destacam os estudantes.

A TIMES é considerada a maior competição europeia de casos de estudo para estudantes de Engenharia Industrial e Gestão, pondo à prova as competências das equipas através de uma apresentação da solução proposta. Organizada pela European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) desde 1994, atrai todos os anos mais de 250 equipas de estudantes. Os participantes têm como desafio avaliar, em apenas três horas e meia, uma empresa e definir uma estratégia para a sua entrada num mercado emergente ou elaborar uma estratégia de marketing para um produto.