Equipa da FEUP disputa em Munique título de “estudantes do ano”

Henrique Cruz, João Cunha e Nuno Carneiro e Xavier Azcue vão a Munique à procura do título de "IEM Students of the Year".

Em jogo está o título “IEM Students of the Year” – estudantes do ano na área da Engenharia Industrial. Henrique Cruz, João Cunha e Nuno Carneiro, do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Xavier Azcue, estudante do Mestrado em Engenharia de Gestão Industrial do Instituto Superior Técnico (IST), formam uma das sete equipas de toda a Europa que  vão a Munique disputar a fase final do Tournament in Management and Engineering Skills (TIMES).

Os estudantes da FEUP venceram a Local Qualification do Porto, ficando apurados para a semi-final, que decorreu de 22 a 25 de fevereiro, na Universidade de Ankara-Bilkent (Turquia). Ao fim de dois dias a competir com mais oito equipas europeias, conquistaram o primeiro lugar, que os levará agora a Munique (Alemanha) para a fase final do TIMES, a ter lugar de 22 a 28 de abril.

Para além da Faculdade de Engenharia da U.Porto, mais seis equipas de universidades europeias de topo disputam o título de  “IEM Students of the Year”: já estão confirmadas as participações de equipas da Chalmers University of Technology (Suécia), University of Belgrade (Sérvia), Technical University of Berlin (Alemanha), Technical University of Kaiserslautern (Alemanha) e Helsinki University of Technology (Finlândia).

A TIMES é considerada a maior competição europeia de casos de estudo para estudantes de Engenharia Industrial e Gestão, pondo à prova as competências das equipas através de uma apresentação da solução proposta. Organizada pela European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) desde 1994, atrai todos os anos mais de 250 equipas de estudantes. Os participantes têm como desafio avaliar, em apenas três horas e meia, uma empresa e definir uma estratégia para a sua entrada num mercado emergente ou elaborar uma estratégia de marketing para um produto.