Ana Mafalda Matos, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil (PRODEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), viu um dos seus artigos de investigação reconhecido com o ‘JACT Excellent Papers of the Year 2019’, galardão que distingue anualmente os três melhores papers publicados no Journal of Advanced Concrete Technology (JACT).

Intitulado “Capillary transport of water in cracked and non-cracked UHPFRC specimens”, o artigo premiado tem por base o trabalho de doutoramento da estudante, do qual resultou a tese “Design of eco-efficient ultra-high performance fibre reinforced cement-based composite for rehabilitation/strengthening applications”.

Este trabalho, no qual se apresenta um novo compósito à base de cimento reforçado mais eficiente e “amigo” do ambiente, enquadra-se por sua vez no âmbito do projeto de investigação UHPGRADE – “Nova geração de compósitos cimentícios de ultra-elevado desempenho para a reabilitação e reforço de estruturas”, em desenvolvimento na FEUP.

Além de Ana Mafalda Matos, o artigo conta com a co-autoria de Sandra Nunes, docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, e José Barroso Aguiar, professor na Universidade do Minho, que são também os orientadores do trabalho de doutoramento.

A escolha do trabalho de Ana Mafalda Matos resultou de uma deliberação unânime dos membros do Advisory and Editorial Board do JACT e valeu-lhe uma recomendação para o “Japan Concrete Institute Award”.