Uma equipa formada por estudantes do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) venceu a edição deste ano da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), considerado o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários.

Integrada no reputado International Collegiate Programming Contest (ICPC), a MIUP é um concurso onde equipas formadas por três estudantes das melhores instituições universitárias portuguesas tentam resolver os problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++, Java e Python.

A edição deste ano – a 20.ª – realizou-se no dia 9 de outubro, nas instalações do Instituto Superior Técnico e contou com participação de 19 equipas (incluindo duas convidadas).

No final, a medalha de ouro coube então à equipa “Bolo de Cenoura”, constituída pelos estudantes Duarte Nóbrega, Kevin Pucci e Vasco Cruz, e treinada pelo docente Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

A equipa da FCUP destacou-se das restantes ao resolver oito dos problemas apresentados pela organização da MIUP’2021. Em competição estiveram mais duas equipas de Ciências e uma da Faculdade de Engenharia (FEUP), tendo ambas ficado no top-10. A classificação completa da MIUP’2021 pode ser consultada aqui.

Esta é 11.ª vez em 20 edições que equipas da U.Porto (nove da FCUP e duas da FEUP) vencem uma MIUP, o que faz da Universidade a instituição mais bem sucedida da história do evento.

A MIUP’2021 contou com participação de 19 equipas das melhores instituições universitárias nacionais. (Foto: MIUP)

Rumo ao ICPC

As melhores equipas da MIUP’2021 vão agora representar Portugal no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) uma das duas semi-finais europeias que servem como fase regional de seleção para a final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior e principal competição universitária de programação do mundo.

A próxima edição do SWERC vai decorrer em Milão, na Itália, em data a definir, e vai juntar as melhores equipas de Espanha, França, Israel, Itália, Portugal e Suíça.

Recorde-se que a U.Porto foi responsável pela organização da última edição do ICPC, realizada em 2019. O evento marcou também a estreia de uma equipa portuguesa numa final do concurso. Formada por Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira (todos eles estudantes da FCUP), a equipa da U.Porto conquistou um honroso 41.º lugar entre 135 equipas participantes.