Centenas de representantes – incluindo 27 reitores / presidentes – das principais instituições de Ensino Superior nacionais vão participar, no próximo dia 31 de outubro, na primeira Conferência Campus Sustentável (CCS 2019), que vai decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob o mote “Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança’.

Esta iniciativa, promovida pela Rede Campus Sustentável e organizada pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, será dedicada à reflexão e troca de experiências sobre iniciativas e projetos que possam constituir uma verdadeira mudança no que diz respeito à sustentabilidade do campus e à adoção de novas práticas na vida quotidiana das pessoas.

“As Instituições de Ensino Superior, por reunirem uma combinação única de competências que lhes permite desempenhar um papel fulcral nas áreas da educação, da investigação científica, da responsabilidade social e da defesa do bem comum, devem ser elementos particularmente ativos no movimento global de procura de caminhos que permitam à humanidade aprender a satisfazer as suas necessidades sem pôr em causa a possibilidade de as futuras gerações o virem, igualmente, a fazer”, lê-se no documento que servirá de base à assinatura da carta de compromisso entre as entidades que já confirmaram presença no evento.

De acordo com Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, “as Instituições de Ensino Superior devem inspirar uma ‘cultura de sustentabilidade’, procurando funcionar como modelos através da incorporação dos pilares da sustentabilidade em todos os níveis de decisão”.

Já António Gomes Martins, professor da Universidade de Coimbra e um dos pioneiros da Rede Campus Sustentável, acredita que “todos estão empenhados no desempenho de uma sociedade sustentável e capaz de cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados na Agenda 2030”. Prova disso é esta primeira edição da Conferência Campus Sustentável que vai reunir os lideres das principais universidades e institutos politécnicos portugueses.

Dividida em três sessões, a decorrer em paralelo, a CCS 2019 vai contar com a participação de dois oradores com reputada experiência na sustentabilidade ligada às universidades: Iain Patton, CEO da Environmental Association for Universities and Colleges com sede no Reino Unido, e Kristina Von Oelreich, gestora de Sustentabilidade no KTH Royal Institute for Technology em Estocolmo. Os dois vão falar sobre as suas experiências de gestão em cargos de responsabilidade na implementação de planos e estratégias nesta área.

O programa está disponível aqui.

O conceito de universidade sustentável

A consciencialização relativamente à degradação ambiental provocada pela crescente industrialização, pelo aumento demográfico e pelo consumo excessivo dos recursos naturais deu-se na segunda  metade do século XX, com a publicação de diversos estudos e a realização de iniciativas como as Conferências das Nações Unidas em 1992 sobre Desenvolvimento Sustentável ou mais recentemente, e a Rio +20. Em traços muito gerais, pode dizer-se que o Desenvolvimento Sustentável assenta em três pilares fundamentais: o desenvolvimento económico, social e a proteção ambiental.

A Declaração de Estocolmo (Nações Unidas, 1972) foi a primeira declaração que fez referência a sustentabilidade no Ensino Superior. A partir daí seguiram-se outros encontros e algumas diretrizes com relativo impacto.

Em Portugal, dada a inexistência de diretivas governamentais específicas para a sustentabilidade das instituições de ensino superior, considera-se essencial a motivação e vontade dos seus lideres para a implementação do desenvolvimento sustentável.

O exemplo da FEUP

Na FEUP foi precisamente essa motivação dos órgãos de gestão que levou a que, em 2006, se tornasse na primeira IES Portuguesa a publicar o relatório de sustentabilidade. Mais tarde, em 2010, também a Universidade do Minho começou a publicar os seus relatórios de sustentabilidade.

Em 2009, a FEUP tornou-se membro da Environmental Association for Universities and Colleges com o objetivo de aprender e partilhar boas praticas com outras universidades. Em 2015, foi estabelecido o Comissariado para a Sustentabilidade (CS), cuja missão tem sido focada na sensibilização dos estudantes e colaboradores na construção de uma FEUP mais sustentável. Entre as iniciativas dinamizadas inclui-se um concurso de ideias que contribuam para a sustentabilidade da instituição e a sua implementação (a primeira edição aconteceu em 2016 e reuniu 90 propostas).

De destacar ainda as iniciativas realizadas com o objetivo de diminuir a produção de resíduos e aumentar a reutilização dos produtos, nomeadamente a realização de Repair Cafés, a oferta de garrafas reutilizáveis aos estudantes do 1.º ano de licenciatura e mestrado integrado; e a disponibilização da opção ‘sem copo’ em todas as máquinas de vending, entre outras.

Na Faculdade de Engenharia tem-se também incentivado a agricultura biológica através do projeto ‘Horta a Porta’, promovido pelo Centro Hospitalar Conde Ferreira em conjunto com a Lipor. Este consiste na total reconversão de um terreno baldio de três hectares, composto por 230 talhões de 30 m2 cada, somente dedicado a hortas orgânicas, a partilhar pelos funcionários da instituição, os utentes e o público em geral.