A Universidade destaca-se das restantes instituições em indicadores como o nº de professores/investigadores por estudante,a qualidade de serviços e a reputação académica. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto surge no 43.º lugar da primeira edição do THE Europe Teaching Rankings, o primeiro ranking universitário internacional centrado exclusivamente na avaliação feita à qualidade do ensino e da aprendizagem nas instituições de ensino superior europeias.

Elaborado pelo prestigiado Times Higher Education, este ranking piloto baseia-se, em grande parte, nos resultados do THE European Student Survey, um estudo que avaliou o envolvimento estudantil de mais de 30.000 estudantes universitários, através da resposta a questões focadas na qualidade e nas condições de ensino nas universidades (interação entre estudantes e docentes, ligação ao mercado de trabalho, estímulo da capacidade de análise e de reflexão e desenvolvimento do pensamento crítico, entre outras). A avaliação incluiu ainda uma apreciação entre pares feita por 10.162 professores universitários, bem como o apuramento da produção científica de cada instituição entre 2012 e 2016.

Na comparação com as outras universidades portuguesas presentes no ranking, a U.Porto é apenas superada pela Universidade de Lisboa, que surge na 28.ª posição. As restantes instituições nacionais classificadas são a Universidade do Minho (50.ª), a Universidade de Aveiro (51-75), o Instituto Politécnico do Porto(76-100) , a Universidade de Coimbra (101-125) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (126-150).

Globalmente, o ranking é liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido), seguida pela também britânica Universidade de Cambridge e pela Universidade de Sorbonne (França). O Reino Unido é o país mais representado, com 100 instituições listadas. Os restantes países representados são Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal e República da Irlanda.

Esta primeira edição do THE Europe Teaching Rankings – cujos resultados podem ser consultados aqui – classifica mais de 240 universidades de acordo com 13 indicadores, categorizados em quatro dimensões: Envolvimento (40%), Recursos (20%), Resultados (20%) e Ambiente (20%). A U.Porto regista um resultado global de 73,05 (em 100), destacando-se, em relação às restantes instituições de ensino superior nacionais, nos indicadores relativos a Recursos (n.º de professores/investigadores por estudante, n.º de publicações por professor/investigador e qualidade de serviços) e Resultados (reputação académica, taxa de graduação e desenvolvimento de competências). O melhor resultado absoluto (85,3) da Universidade está, contudo, associado  à categoria Ambiente, que classifica as instituições de acordo com o equilíbrio de género entre estudantes, docentes e investigadores. [ver metodologia]

Recorde-se que, ainda recentemente, a Universidade do Porto foi classificada, pelo sexto ano consecutivo, como a melhor universidade portuguesa – 328. ª nível mundial – no prestigado ranking  QS World University Ranking, para o qual são valorizados indicadores como a reputação das instituições, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais. Também este ano, a U.Porto foi distinguida entre as 300 melhores do mundo em 22 das áreas de estudo avaliadas no “QS World University Rankings by Subject”.