Sebastião Feyo de Azevedo inaugurou o novo espaço que está disponível para toda a comunidade académica da U.Porto.

A produção de conteúdos audiovisuais de apoio ao ensino ganhou mais um espaço na Universidade do Porto. O novo estúdio da UPDigital, situado no edifício Reitoria da U.Porto, está capacitado para a gravação de conteúdos digitais de grande qualidade e está disponível para toda a comunidade académica da U.Porto.

Inaugurado pelo Reitor Sebastião Feyo de Azevedo no dia 18 de junho, este novo estúdio resultou de uma requalificação de uma sala adjacente aos gabinetes da unidade de Tecnologias Educativas. Este estúdio beneficia assim do apoio e de uma relação próxima com esta equipa da UPDigital, permitindo assim desenvolver e aprofundar as melhores práticas de integração de conteúdos digitais nas unidades curriculares e cursos de formação a distância da U.Porto.

O novo estúdio é dotado de um conjunto de características técnicas relevantes para este tipo de produções (como insonorização do espaço, sistema de chroma key, iluminação específica, entre outros), estando-lhe ainda associado um conjunto de equipamentos portáteis que estarão disponíveis a toda a comunidade académica que pretenda realizar a produção deste tipo de conteúdos  educativos de forma mais autónoma.

A remodelação e capacitação técnica deste espaço decorreu no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), através do projeto U.Norte Gateway, um projeto de partilha de práticas e recursos entre as universidades do consórcio U.Norte.pt com vista à obtenção de ganhos de eficiência por efeito de fatores de escala. Um projeto cofinanciado pelo Programa COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este novo estúdio resulta também da aposta crescente da U.Porto nas atividades relacionadas com o ensino a distância. Para além da dinamização deste novo espaço, a unidade de Tecnologias Educativas promove e apoia o uso de um leque muito diversificado de tecnologias de modo a tornar mais eficaz o ensino e aprendizagem em contexto de blended-learning e e-learning. A promoção de MOOCs (Massive Open Online Courses) e a disponibilização de cursos de formação em ambientes tecnológicos específicos são também algumas áreas operacionalizadas por esta unidade da UPDigital.