A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) destacou-se nas comemorações do Dia Mundial dos Materiais, promovidas no início deste mês pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) e pelo Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros (OE).

A cerimónia anual, que teve lugar no Campus da Caparica da NOVA School of Science and Technology, distinguiu as melhores teses de estudantes finalistas do 2.º ciclo de cursos das áreas da Ciência e Engenharia de Materiais, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022.

O Prémio SPM foi entregue a Lara Castanheira, que concluiu recentemente o Mestrado em Engenharia Mecânica na FEUP, pelo seu trabalho final sobre a produção de pós sustentáveis para deposição direta de energia (DED). A tese de mestrado vai ainda ser apresentada na conferência EUROMAT 2023, em Frankfurt, para concorrer ao FEMS Award to the Best Master Thesis in Europe, ganho pela SPM pela última vez em 2018.

Joana Viterbo, também alumna de Engenharia Mecânica, recebeu o Prémio Ordem dos Engenheiros,  pela sua investigação que visou a otimização dos parâmetros de processo no fabrico de suportes em L-PBF (fusão seletiva a laser), uma tecnologia de manufatura aditiva de metal. Este prémio incluiu ainda um valor pecuniário de quinhentos euros.

As menções honrosas deste galardão foram igualmente concedidas a duas antigas estudantes da Faculdade de Engenharia, agora engenheiras.

Diana Gomes, alumna do Mestrado em Design Industrial e de Produto, viu a sua tese “Design para os próximos 100 anos – da sala de aula para o ambiente empresarial” ser destacada com a primeira menção honrosa. Elsa Oliveira, de Engenharia de Materiais, recebeu a segunda menção honrosa (em ex aequo com outra candidata), tendo sido distinguida pelo seu trabalho de implementação de um sistema de controlo da composição química num processo de fundição por modelo em cera perdida.

O Dia Mundial dos Materiais comemora-se desde 2003 na primeira quarta-feira de novembro, com o objetivo de destacar a importância dos materiais na sociedade. A temática da edição deste ano focou-se em “Materiais no ecossistema da Saúde Global”, contando ao longo do dia com diversas palestras de especialistas na área.